Cidadãos Ativ@s: Unindo Vozes, Inspirando Mudanças
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 2 Fundação Calouste GulbenkianO evento será transmitido em direto e estará disponível nesta página.
A conferência Cidadãos Ativ@s: Unindo Vozes, Inspirando Mudanças pretende celebrar e divulgar os resultados e o impacto do Programa Cidadãos Ativos no período 2018-2024.
Ao longo do dia, um conjunto variado de intervenientes irá debater, de forma abrangente, o setor das ONG em Portugal e a relevância do Programa Cidadãos Ativ@s ao longo dos anos.
Serão apresentados dois estudos promovidos pelo Programa – um estudo de avaliação externa e outro sobre a evolução do setor das ONG em Portugal, realizado pela Universidade Católica Portuguesa – e serão ainda partilhadas boas práticas e histórias de impacto, contadas na primeira pessoa.
As inscrições estão encerradas.
ALLright(s) – Direitos para tod@s
Cáritas Diocesana de Coimbra
O projeto ALLright(s) – Direitos para tod@s centrou a sua atividade em 13 concelhos do distrito de Coimbra, visando sensibilizar, educar e capacitar para o conhecimento, compreensão e ativação nas áreas dos direitos humanos, igualdade de género, diversidade e interculturalidade pelo menos 1400 crianças e jovens e 80 profissionais.
Aquacultura de Sereias Lda.
Associação Academia Cidadã
O projeto “Aquacultura de Sereias Lda.” trabalhou com jovens dos 15 aos 20 anos de Lisboa, realizando campanhas de sensibilização – incluindo um teatro de rua sobre a produção de sereias em aquacultura – e ações de literacia mediática, de modo a envolver não só os jovens como também as suas famílias e a comunidade em geral.
ANP – Associação Natureza Portugal
Ao longo de dois projetos, a ANP pretendeu criar uma rede nacional de jovens com elevado interesse e vontade de contribuir para a implementação de novas soluções de proteção ambiental e respetiva sensibilização da sociedade em geral. Como tal, visou também melhorar a sustentabilidade da própria organização ANP, através do desenvolvimento da captação digital de fundos e da implementação de campanhas de angariação de fundos e comunicação.
CIVITAS
Beira Serra – Associação Promotora do Desenvolvimento
Com o objetivo de reforçar a literacia democrática e a participação dos cidadãos na política, o projeto centrou-se na criação de um jogo de tabuleiro sobre a Constituição da República Portuguesa. A criação do jogo e das suas atividades envolveram toda a comunidade educativa da região da Cova da Beira (Belmonte, Covilhã e Fundão).
JáCáTá
Associação Portuguesa Rádio Miúdos
O projeto visou reforçar a sustentabilidade e impacto da Rádio Miúdos por via da criação de um negócio social, capacitando os colaboradores em áreas necessárias ao negócio e reforçando a visibilidade e notoriedade da Rádio Miúdos.
MEERU Aproxima
Associação Para o Desenvolvimento Meeru
O projeto teve como objetivo combater o isolamento social e facilitar a inclusão de pessoas migrantes, refugiadas e requerentes de asilo nas comunidades onde residem. Tendo como grupo-alvo 6 famílias migrantes e refugiadas da área metropolitana do Porto, formou-se equipas de proximidade compostas por voluntários locais para assim implementar um programa estruturado de voluntariado. Muito foi feito, desde a dinamização de encontros de proximidade entre as famílias e comunidade a ações de sensibilização sobre diversidade e interculturalidade junto dos jovens locais.
Memórias do Bairro
Hope! Respostas Sociais
O projeto pretendeu promover o empoderamento das pessoas idosas e com demência nas tomadas de decisão face à sua vida, e desenvolver formação específica para profissionais e voluntários do município de Esposende envolvidos no apoio a pessoas nestas situações. consciencializar toda a comunidade do concelho para a temática da demência, para as questões dos direitos humanos e necessidades.
Programa de Trainees Reshape
APAC Portugal – Associação de Proteção a Apoio ao Condenado
O projeto “Programa de Trainees Reshape” foi dirigido a pessoas a cumprir pena no Estabelecimento Prisional de Caxias e que estivessem entre 9 e 18 meses do fim da pena. O projeto visou reforçar as competências sociais e profissionais dos beneficiários e fornecer formações técnicas na área da produção de cerâmica. Como objetivo último, pretendeu-se que 3 empresas contratassem estas pessoas.
(Re)Veste
Centro Social de Soutelo
Atuando nos concelhos de Matosinhos e Gondomar, o projeto (Re)Veste promoveu a inclusão social e a empregabilidade de jovens portadores de deficiência ou com necessidades educativas especiais (entre os 15 e os 35 anos), dinamizando oficinas semanais para o desenvolvimento de competências sociais e pessoais, oficinas de literacia digital e oficinas de customização de roupa. Esta última oficina teve o propósito de criar uma cooperativa social de transformação de roupa para posterior venda das peças executadas pelos beneficiários numa loja online.
Oradores
-
Alice Frade
Vice-Presidente, Plataforma de Direitos Humanos Portugal
Licenciada em Antropologia, tem trabalhado nas áreas da Saúde, Educação, Género, Cooperação e Direitos Humanos, em Portugal, Europa, e Moçambique, S.Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Tem integrado várias redes e plataformas nacionais e internacionais, com enfoque em iniciativas de Advocacy e Mudança de Comportamentos. É atualmente Diretora Executiva da P&D Factor – Assoc. para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento.
-
Américo M. S. Carvalho Mendes
Professor Associado, Católica Porto Business School
Docente deste 1996 e onde foi diretor adjunto, diretor da Licenciatura em Economia e do Mestrado em Economia Social e Presidente do Conselho Científico. Doutorado em Economia (U. Arizona, 1995). Pós-Graduado em Economia e Estratégia do Desenvolvimento Rural (U. Aix-Marseille II, 1980). Licenciado em Economia (U. Aix-Marseille III, 1979). Coordenador da ATES – Área Transversal de Economia Social da UCP.
-
Ana Braga
Designer, ilustradora e formadora
Estudou arquitetura no Instituto Superior Técnico, Design gráfico na Restart e Ilustração no Ar.co. É cofundadora da Triciclo Editora.
Dá aulas de ilustração e gravura em linóleo no Ar.Co. — Centro de Arte e Comunicação Visual. Entre 2021-2023, colaborou com a Beira-Serra e a comunidade escolar da Cova da Beira, na criação do jogo de tabuleiro “Constituição, O Jogo”. -
Ana Patrícia Fonseca
Diretora Executiva, FEC – Fundação Fé Cooperação
Licenciada em Sociologia, trabalha desde 2008, na FEC – Fundação Fé Cooperação. Exerceu funções enquanto Coordenadora do Departamento de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social. Foi presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD entre janeiro de 2021 e julho de 2024.
-
Anca Nicovescu
Coordenadora Programas de Subvenções, Civil Society Development Foundation Romania (CSDF)
Anca Nicovescu tem mais de 25 anos de experiência de trabalho no sector das ONG, um bom conhecimento da legislação sobre organizações sem fins lucrativos e uma vasta experiência na conceção e gestão de projetos e programas de subvenções para ONG.
-
André Costa Jorge
Diretor Geral, Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS)
Licenciado em Antropologia, é, desde 2008, Diretor Geral do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) em Portugal e, desde 2013, membro da Direção e do Conselho do JRS Europa. O JRS é uma organização internacional jesuíta que tem como missão acompanhar, servir e defender os refugiados, migrantes vulneráveis e populações deslocadas. Desde outubro de 2018 é coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) da qual foi co-fundador.
-
António M. Feijó
Presidente, Fundação Calouste Gulbenkian
Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian desde maio de 2022. Professor Catedrático do Departamento de Estudos Anglísticos e do Programa em Teoria da Literatura, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi Diretor da Faculdade de Letras, Vice-Reitor e Pró-Reitor da Universidade de Lisboa. É autor de livros e ensaios sobre tópicos de literatura inglesa, norte-americana e portuguesa, bem como traduções e dramaturgias para cena.
-
António Manuel Figueiredo
Diretor de Estratégia e Inovação, Quaternaire Portugal
Economista, Diretor de Estratégia e Inovação da Quaternaire Portugal. Professor Auxiliar da Faculdade de Economia do Porto até dezembro de 2009, com atividade de investigação e consultoria nos domínios do desenvolvimento económico e globalização, planeamento regional, avaliação de políticas públicas, planeamento estratégico, políticas de emprego e formação e cooperação inter-regional e transfronteiriça.
-
August Knoke
Participante do grupo consultivo do PCA
77 Anos, viúvo de uma Minhota, alemão residente em Viana do Castelo, funcionário público aposentado. Diplomado em Psicologia Social. Trabalhou como tutor, assistente de faculdade, pesquisador em ciências sociais e epidemiologia, cooperante internacional na Universidade Federal do Maranhão, na Comissão Nacional do Meio Ambiente do Chile e na Fundação Nacional dos Povos Indígenas em Brasília.
-
Bárbara Araújo
Participante do grupo consultivo do PCA
Natural de Gondomar, Porto, foi escuteira durante 11 anos, sabe fazer uns nós e o desenrasque é, provavelmente, o seu segundo nome. Apaixonada por ouvir histórias e experiências das pessoas, conseguindo criar ligações. Licenciada em Educação Social, começou como voluntária na Pista Mágica, onde trabalha hoje na esfera da Oficina, acreditando firmemente que no voluntariado há um lugar para todos.
-
Dino D'Santiago
Músico e ativista cultural
Um dos músicos mais populares da atualidade, é presidente da Mundu Nôbu, e foi reconhecido pelas Nações Unidas como uma das vozes de ascendência africana mais influentes do mundo devido à sua intervenção no espaço público. É hoje uma referência portuguesa, na defesa da equidade, justiça social e dos direitos da comunidade de etnia africana. Acredita numa “família humana”, em que todos convivem unidos pelo Amor: uma Gerason di Oru em que todos podem sonhar e ter as mesmas oportunidades.
-
Fernanda Freitas
Empreendedora Social e Apresentadora
Reconhecida pela sua dedicação a causas sociais, fundou a Associação Nuvem Vitória, que promove a leitura de histórias para crianças hospitalizadas. Ao longo da sua carreira, destacou-se pelo trabalho em televisão e pela sua voz ativa em questões de responsabilidade social, sendo uma figura influente na promoção de solidariedade e do voluntariado em Portugal.
-
Filipa Barreira
Consultora, Quaternaire Portugal
Licenciada em Sociologia (2003) e pós-graduada em Análise de Dados para as Ciências Sociais, ambos pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Integra, desde outubro de 2016, a equipa de consultores da Quaternaire Portugal, colaborando em estudos e projetos nas áreas da Avaliação de Políticas, Programas e Projetos, Emprego, Educação e Formação e Referenciais de Competências.
-
Filipa Silveira e Castro
Participante do grupo consultivo do PCA
Mãe de quatro filhos, o Tomás, o Bernardo, a Vera e o Vasco, que foi acompanhado na pediatria do IPO de Lisboa desde 2008 e morreu com 9 anos, em 2013. Voluntária da Associação Acreditar – Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro, participante da campanha “O luto de uma vida não cabe em cinco dias”. Licenciada em Engenharia Civil e mestre em Cibersegurança.
-
Hanne Brusletto
Embaixadora da Noruega
Embaixadora da Noruega em Portugal desde novembro de 2023, conta com mais de 25 anos de carreira diplomática. Mestre em História, Ciência Política e Francês (University of Oslo, 1994) e Senior Executive (Norwegian National Defence College, 2014).
-
Hugo de Seabra
Gestor de Projetos, Fundação Calouste Gulbenkian
Desde 2013, gere a iniciativa PARTIS & Art for Change, uma colaboração entre a Gulbenkian Equidade e a Fundação “la Caixa” que visa capacitar e criar redes através da atribuição de financiamentos a projetos no domínio das artes participativas. Mestre em Economia e Sociologia Histórica (U.Nova Lisboa, 2002). Pós-graduado em “Etnicidades e Nacionalismos” (Universiteit Van Amsterdam, 2000) e licenciado em Sociologia (U.Nova Lisboa, 1997).
-
Inês Rapazote
Comunicação, Fundação Calouste Gulbenkian
Na Fundação Gulbenkian desde 2018, foi jornalista durante 20 anos, a maior parte do tempo na revista VISÃO, por gostar de contar histórias, e assessora de imprensa do Ministro da Defesa Nacional e da Ministra da Educação. Em 2017, publicou o livro Por mais escura que seja a noite… amanhã é outro dia, que regista o impacto de onze projetos apoiados pelo Programa Cidadania Ativa.
-
Inês Rueff
Realizadora de cinema, More than Stories
Formou-se em cinema, estando ligada desde sempre ao género documental. Cofundou a produtora More Than Stories em 2023, dedicada a produzir histórias relacionadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, seguindo práticas de green shooting. É Green Consultant certificada desde março de 2023.
-
Inês Sousa
Coordenadora, Plataforma de Direitos Humanos Portugal
Licenciada em Relações Internacionais pela Univ. de Coimbra, Mestre em Análise de Conflitos Internacionais pela Universidade de Kent (U.K.) e doutoranda em Política Internacional e Resolução de Conflitos na Univ. de Coimbra. Foi docente convidada nas áreas de cooperação internacional, cidadania e direitos humanos nos cursos de Estudos Europeus e Relações Internacionais da Universidade de Coimbra. Ao longo do seu percurso, trabalhou no Parlamento Europeu e na Fundação Getúlio Vargas (Brasil).
-
João Saavedra
Gestor de Projetos, Fundação Calouste Gulbenkian
João Saavedra gere um portefólio de projetos que analisam políticas públicas e promovem as relações entre arménios e turcos. Iniciou o seu percurso profissional numa ONG em Moçambique, tendo posteriormente integrado a sua direção. Trabalhou igualmente como perito externo, avaliando projetos submetidos ao programa Erasmus+. Licenciado em PPE, recebeu uma bolsa da Universidade de Oxford, onde fez o seu Mestrado.
-
José Eleutério
Gestor de Projetos, Fundação Calouste Gulbenkian
Integra a equipa do Programa Cidadãos Ativ@s (2018 – 2024). Integrou o anterior Programa Cidadania Ativa (2014 – 2016) e uma autoridade pública gestora de fundos da UE. Experiência na gestão de fundos europeus para a promoção da inclusão social e do desenvolvimento económico. Licenciado em Economia, pós-graduado em Estudos de Desenvolvimento e mestre em Gestão, com especialização em gestão de programas e projetos.
-
Kristīne Zonberga
Diretora, Civic Alliance – Letónia
Com uma sólida experiência na sociedade civil e no sector privado, presta assistência a organizações em questões jurídicas, administrativas, de boa governação e de políticas públicas. Autora de publicações sobre administração pública e participação cívica. É licenciada em Ciências Políticas e mestre profissional em Administração Pública.
-
Liliana Valpaços
Diretora-executiva, Mundu Nôbu
Diretora-executiva da Mundu Nôbu, foi Chief Operating Officer da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Coordenou vários projetos filantrópicos e de intervenção social nas áreas da Educação e Saúde Mental. É mestre em Gestão (ISCTE) e tem formação em Data Analytics and Impact for Non Profit pela Northwestern University e em Corporate Sustainability Management pela Yale School of Management. Acredita que a equidade só será alcançada quando todos se mobilizarem.
-
Lúcia Santos
Administradora Executiva, Fundação Bissaya Barreto
É presidente do Júri do Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância. Foi Presidente da APEI e Conselheira do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Coimbra. Tem artigos e capítulos de livros em publicações nacionais e internacionais, participado em projetos de investigação e grupos de trabalho na área social e educação de infância. É Educadora de Infância, licenciada e mestre em Ciências da Educação.
-
Luís Proença
Diretor-adjunto Comunicação, Fundação Calouste Gulbenkian
Jornalista. Iniciou-se profissionalmente na TSF em 1989. Começou no Expresso, tendo participado na fundação do Publico em 1990. Ingressou na TV em 1999, integrando a SIC Notícias como chefe de redação. Foi responsável pela direção de programas da Antena 1 e consultor da RTP2. Em 2008, integrou a direção de programas da SIC onde trabalhou 11 anos, tendo cessado em 2018, na qualidade de diretor de programas.
-
Marco Gabriel
Coordenador Geral, Associação Beira Serra
Licenciado em Gestão pela Universidade da Beira Interior, é Coordenador Geral da Associação Beira Serra desde 2008. Foi Técnico dos Projetos ConVidas e COMpasso (EQUAL), responsável pelo acompanhamento e elaboração dos Jogos Lúdico-Pedagógicos “Operação Família”, “Família em Ação” e “Vamos Lá Família” e Gestor do Projeto CIVITAS (Programa Cidadãos Ativ@s 2018 – 2024). É, desde 2014, Presidente da Junta de Freguesia de Boidobra (Covilhã).
-
Marco Ribeiro Henriques
Diretor Executivo, APAC/RESHAPE
Entusiasta por sociedades mais justas, inclusivas e sustentáveis. Além do seu trabalho na APAC/RESHAPE, é docente do ensino superior na área do direito da inclusão social. Doutorando na NOVA School of Law, é licenciado e mestre em direito. É investigador com obra publicada em Portugal e vários países. Colabora em diversos programas de investimento como consultor no setor da justiça social e sistemas prisionais.
-
Margarida Cruz
Diretora-geral, ACREDITAR
Na ACREDITAR desde 2002, Margarida Cruz é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e Advogada. Pós graduada em Economia Social pelo ISCTE, em Direito Comunitário pela Universidade Católica de Lisboa e com MBA em Gestão Internacional pela Universidade Católica de Lisboa.
-
Margarida Gaspar de Matos
Professora Catedrática, Universidade de Lisboa/Universidade Católica Portuguesa
Psicóloga Clínica. Profª Catedrática da U.Lisboa em Saúde Internacional. Profª Catedrática Convidada da UCP. Investigadora do Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing. Membro fundador do Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis. Coordenadora de projetos nacionais e internacionais, no âmbito da promoção da saúde das crianças e jovens. Coordenadora Científica do Observatório Saúde Psicológica e Bem-estar da D.G. Estatísticas da Educação e Ciência.
-
Maria de Assis Swinnerton
Diretora-adjunta Programa Cultura, Fundação Calouste Gulbenkian
Licenciada em História e pós-graduada em Gestão das Artes, tem um percurso diversificado, do jornalismo e ensaísmo à consultoria de programação, incluindo a curadoria de projetos de cruzamento entre as artes e a educação. Dirigiu o DESCOBRIR (Fundação Gulbenkian 2013 a 2017) e o DESCOLA (EGEAC/Município de Lisboa 2017 a 2022). Além do seu trabalho na Fundação Gulbenkian, é Presidente do Conselho Consultivo do Plano Nacional das Artes.
-
Maria Mineiro
Coordenadora, Unidade Nacional de Gestão EEA Grants
Licenciada em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, com Pós-Graduação e Mestrado na mesma área. Em 2013 e 2015 integrou a Secretaria de Estado da Cultura. Em 2017, foi nomeada Vice-Presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual. Atualmente, desde junho de 2023, é Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants).
-
Marisa Marques
Antropóloga, Associação Beira Serra
Na Associação Beira Serra desde 2008, foi técnica de Projetos do Programa Escolhas, coordenou projetos FAPE em parceria com as comunidades ciganas locais. Coordenadora do Projeto VELEDA – Mulheres e Monoparentalidade, da Iniciativa PARTIS/FCG, dirigido a famílias monoparentais femininas. Foi técnica do Projeto CIVITAS, que criou “CONSTITUIÇÃO, O Jogo”.
-
Martin Sarkis Essayan
Administrador Executivo, Fundação Calouste Gulbenkian
Bisneto do Fundador Calouste Sarkis Gulbenkian, é administrador executivo da Fundação Gulbenkian desde 2005, tendo sucedido ao seu pai na responsabilidade pelos pelouros da Delegação do Reino Unido e do Departamento das Comunidades Arménias da Fundação. Licenciou-se em Engenharia por Cambridge e detém um MBA por Harvard.
-
Patrícia Viegas Nascimento
Presidente, Fundação Bissaya Barreto
Licenciada em Gestão e Administração Pública e pós-graduada em Gestão de Organizações Não-Lucrativas. Presidente do Conselho de Administração da Fundação Bissaya Barreto desde 2008. Vice-Presidente da Assembleia Geral do Centro Português de Fundações desde 2018. Presidente do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Casas Museu desde 2023.
-
Pedro Calado
Diretor, Fundação Calouste Gulbenkian
Diretor do Programa Cidadãos Ativ@s e European and Media Information Fund desde 2023, é licenciado e mestre em Geografia, com especialização em “Exclusão, Sociedade e Território”, pela Universidade Clássica de Lisboa, e doutorando em Sociologia, pelo ISEG. Foi, durante seis anos Alto-comissário para as Migrações. Em simultâneo, acumulou a responsabilidade de Coordenador Nacional do Programa Escolhas, e a de Presidente da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.
-
Raquel Campos
Professora Auxiliar, Católica Porto Business School
Doutorada em Gestão pela Universidade de Bath, Reino Unido. Coordenou várias equipas na realização de estudos sobre o setor não lucrativo, entre os quais o estudo O Impacto Social das Fundações Portuguesas para o Centro Português de Fundações (2021), o Diagnóstico das ONG em Portugal para a Fundação Calouste Gulbenkian (2015) e o capítulo português no projeto European Foundations for Research and Innovation para a Comissão Europeia (2015).
-
Reverbo
Grupo de Teatro
No âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s, surgiram do projeto “Dar Palco à Diferença”, promovido pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). O Grupo de Teatro Reverbo utiliza a metodologia do Teatro Playback para amplificar as vozes silenciadas, criando conexões e empatia através de cenas improvisadas a partir de histórias reais do público. Atua em escolas e prisões, promovendo os direitos humanos.
-
Rosário Palha
Gestora de Projetos, Fundação Calouste Gulbenkian
No Programa Sustentabilidade da Fundação Gulbenkian desde 2019, gere projectos sobre o uso eficiente da água e a definição de políticas e objectivos climáticos municipais e iniciativas associadas ao impacto da actividade cultural e ao reporte de indicadores de sustentabilidade. É formada em Relações Internacionais e Global Environmental Governance. Passou pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável e fez consultadoria em sustentabilidade corporativa e ESG.
-
Saliu Djau
Gestor de Projetos, European Media and Information Fund
Mestrando em Digital Technologies for Business, é licenciado em Relações Internacionais e pós-graduado em Crise e Ação Humanitária e em Digital Technologies for Management. Atualmente é Gestor de Projetos no European Media and Information Fund da Fundação Calouste Gulbenkian.
-
Sandra Ferreira
Gestora de Projetos, Fundação Calouste Gulbenkian
Integra a equipa do Programa Parcerias com África da Fundação. Trabalha na área da cooperação internacional há mais de 25 anos, tendo coordenado e gerido, em vários países, programas em particular da área da saúde e investigação, de agências de cooperação bilateral, União Europeia, ONG´s e fundações. É Licenciada em engenharia química pelo Instituto Superior Técnico e mestre em Medicina Humanitária.
-
Sofia Nunes
NGO Support Officer, Fundação Bissaya Barreto
Licenciada e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra. Integra a equipa do Programa Cidadãos Ativ@s enquanto NGO Support Officer, onde desenvolve e implementa mecanismos e iniciativas de capacitação das organizações da sociedade civil e de apoio à elaboração de candidaturas e gestão de projetos. É também Coordenadora Pedagógica no Centro de Formação Bissaya Barreto.
-
Sónia Fernandes
Fundadora e Presidente Executiva, Pista Mágica
Empreendedora Social, consultora, docente e formadora. Autora de vários livros e manuais na área do voluntariado. Licenciada em Antropologia e mestre em Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento. Experiência na cooperação para o desenvolvimento em países como Moçambique, Timor-Leste, Togo e EUA. Premiada: “Top 100 Women in Social Enterprise 2023”.
-
Susana Padilha
Participante do grupo consultivo do PCA
Nascida e criada em Valongo, sempre teve como sonho casar e ser Mãe. Com o sonho concretizado, mãe de 2 meninas, estudar, trabalhar e cuidar da sua mãe de 88 anos sempre foi a sua atividade principal. Aos 41 anos tornou-se rececionista numa multinacional, na qual se sente realizada profissionalmente. Anos mais tarde, após a morte da mãe, foi diagnosticada com uma doença crónica progressiva nos olhos e um quadro de ansiedade. Foi após conhecer a Pista Mágica que conseguiu continuar a sonhar.
-
Tiago Rodrigues
Participante do grupo consultivo do PCA
Nascido na cidade do Porto, cedo se mostrou social e preocupado com o bem-estar dos outros. Para isso talvez tenha contribuído o facto de ser filho único de mãe solteira. Terminou o 12º ano em ciências e tecnologias e sempre trabalhou no contacto com o público, desde o apoio a cliente, venda e loja passando pelo bem-estar da comunidade escolar em colégios e campos de férias. Treinador de Futsal Adaptado do Boavista FC, sonha agora em crescer e ter voz para dar voz a quem precisa na sociedade.
Programa
08:30 / Receção dos participantes
09:30 / Sessão de abertura
10:00 / O apoio dos EEA Grants: balanço e perspetivas futuras
11:30 / Avaliação externa do Programa Cidadãos Ativ@s
12:15 / Partilha de boas práticas: Inspirando Mudanças (sessões paralelas)
Dar Voz aos Direitos Humanos
A Cidadania em Jogo e na Lei
ONG mais Fortes e Capacitadas
Estratégias de Sustentabilidade no Trabalho com Grupos Vulneráveis
14:30 / As ONG em Portugal e na Europa – Como evoluiu o setor 10 anos depois?
15:30 / Narrativas de impacto: Unindo Vozes
16:15 / O que é afinal ser um Cidadão Ativ@?
16:45 / Cocktail, networking e demonstrações de projetos PCA
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.