Pedro Calado é o novo diretor do Programa Cidadãos Ativ@s
Com mais de 25 anos de experiência em questões relacionadas com a inclusão social, diversidade, migração e juventude, Pedro Calado ingressou na Fundação Gulbenkian em 2020. Antes dessa data, foi seis anos Alto-comissário para as Migrações, cargo que acumulou com a função de Coordenador Nacional do Programa Escolhas, onde se iniciou em 2001, e a de Presidente da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.
Foi Presidente do Grupo de Trabalho sobre Migrações da OCDE, em Paris, e representante português na Rede Europeia de Integração da Comissão Europeia, em Bruxelas. Antes disso, fundou várias organizações da sociedade civil, e foi consultor e avaliador externo em diversas iniciativas e organizações nacionais e internacionais.
Enquanto Alto-comissário para as Migrações, recebeu o Prémio de Serviço Público das Nações Unidas, em 2019, atribuído aos Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes, e o Prémio Internacional Justiça Juvenil, em 2014, pelo trabalho realizado com o Programa Escolhas. Em 2003, recebeu o Prémio Heinz Roethof Award, atribuído pela Comissão Europeia ao projeto “Tutores de Bairro”, do Programa Escolhas.
Licenciado e mestre em Geografia, com especialização em “Exclusão, Sociedade e Território”, pela Universidade Clássica de Lisboa, Pedro Calado é doutorando em Sociologia, pelo ISEG. Professor convidado em diversas Universidades, sobretudo nos temas das Migrações, Inovação e Avaliação, copublicou vários artigos e livros.