Programa Cidadãos Ativ@s conclui lista de aprovações
No passado dia 23 de março 2023, o Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian aprovou mais 6 projetos do Programa Cidadãos Ativ@s, nas duas áreas de intervenção dos concursos 2022: capacitar as organizações para uma sociedade mais democrática e empoderar os grupos vulneráveis e respeitar a diversidade.
Tal foi possível em virtude do reforço do overbooking garantido pela Fundação, o qual permitiu afetar mais recursos e aprovar mais projetos do que os disponibilizados pelos EEA Grants.
Com este conjunto final de projetos, retirados da lista de reserva do último concurso, o Programa Cidadãos Ativ@s completa uma lista de 182 projetos aprovados (mais 21% do que os inicialmente previstos) e um financiamento global à Sociedade Civil de 10,6 milhões de euros (mais 8,3% do que os 9,8 milhões facultados pelos três países financiadores: Islândia, Liechtenstein e Noruega).
Refira-se igualmente que os projetos apoiados beneficiaram todas as regiões do País, sendo que 75 (39% acima do objetivo definido em 2018) se localizaram fora das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto.