Programa Cidadãos [email protected] / Active Citizens Fund
7 Setembro, 2020 Conteúdo TSF

Fundação Bissaya Barreto apoia entidades que se candidatam a financiamento do Programa Cidadãos [email protected]

Algumas entidades, nomeadamente organizações mais pequenas, têm dificuldades em preencher candidaturas para adquirir financiamentos, um problema que a Fundação pretende ajudar a resolver.

A Fundação Bissaya Barreto apoia entidades com o intuito de potenciar a probabilidade de conseguirem financiamento do Programa Cidadãos [email protected] para projetos que queiram pôr em prática, já que nem sempre apresentar uma candidatura é uma tarefa fácil.

Os detalhes técnicos e os requisitos, somados à falta de experiência, fazem com que muitas vezes as organizações se percam no processo, como explica Sofia Nunes, da Fundação Bissaya Barreto. “A falta de experiência, de incentivo e a falta de alguém que as possa ajudar nesta tarefa de conhecer o programa, de conhecer as regras e de desenvolver uma candidatura ao programa de acordo com aquilo que é pedido” são problemas no momento das candidaturas.

Para que estes obstáculos se contornem, a fundação desenvolveu uma estratégia de apoio às organizações que as ajuda a ultrapassar as principais dificuldades.

“Na fase de apresentação de candidaturas as organizações podem ter acesso a uma linha de apoio por telefone e e-mail, temos também um apoio de consultoria que consiste numa reunião presencial com um especialista externo que apoia a organização no processo de preenchimento do formulário de candidatura e também a revisão de candidaturas”, explica a responsável.

O mais importante, sublinha Sofia Nunes, é que as organizações aprendam a olhar para dentro de forma a não perderem oportunidades de financiamento, já que, desta forma, “conseguem ter um apoio externo que vem complementar o trabalho que a organização está a fazer e que vem dar uma perspetiva crítica sobre a candidatura ou o projeto que estão a desenvolve”.

Depois de aprovadas as candidaturas, as organizações “podem ter acesso a apoio de consultoria em áreas técnicas e específicas da gestão do projeto que permita resolver algum problema ou obter conhecimentos necessários para a melhoria do seu trabalho e dos resultados do projeto”.

O programa destina-se a organizações mais pequenas, fora das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, ou associações de migrantes, minorias étnicas, jovens ou até mesmo grupos de moradores e estende-se até 2024.

Por: