Programa Cidadãos Ativ@s / Active Citizens Fund
9 abril, 2019

Novos concursos e encontros bilaterais com países financiadores

2 maio 2019, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

No dia 2 de maio, o Programa Cidadãos Ativ@s (Active Citizens Fund – Portugal) lança novos concursos para as Organizações Não-Governamentais (ONG) portuguesas e promove encontros bilaterais entre ONG portuguesas e entidades dos países financiadores dos EEA Grants.

De manhã, o encontro na Fundação Calouste Gulbenkian contará com a presença do italiano Lorenzo Marsili, orador convidado para falar sobre o papel das ONG no fortalecimento da cultura democrática, que estará em Lisboa enquanto membro da direção da CIVICUS, plataforma global que congrega organizações da sociedade civil e ativistas de todo o mundo.

A conferência de Lorenzo Marsili enquadra a atualidade e relevância dos novos concursos de 2019 dirigidos a ONG portuguesas que promovam pequenos projetos (até 18 meses) para fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica, bem como grandes projetos (até 30 meses) para reforçar a capacidade e sustentabilidade da sociedade civil.

Entre os projetos que o Programa Cidadãos Ativ@s procura apoiar nos concursos de 2019, destaque para os projetos que integrarem ou tiverem como base campanhas de sensibilização e ações de literacia mediática para combater as notícias falsas (“fake news”) e a desinformação, bem como projetos dedicados à monitorização de políticas públicas e a atividades de advocacy, e ainda projetos de ONG que se dediquem à capacitação e à transferência de conhecimento e experiência entre grandes e pequenas organizações da sociedade civil.

Inscrições Lançamento Concursos 2019

 

Encontros bilaterais com países financiadores

Com vista a dinamizar parcerias entre ONG de Portugal e entidades dos países financiadores dos EEA Grants (Islândia, Liechtenstein e Noruega), da parte da tarde irão realizar-se encontros bilaterais com 10 organizações norueguesas e islandesas. Estas organizações, que trabalham nas áreas de defesa dos direitos humanos, igualdade de género, promoção da participação cívica e do voluntariado, desenvolvimento comunitário e advocacy, fazem-se representar neste encontro para explorar potenciais parcerias com as suas congéneres em Portugal. As ONG portuguesas interessadas em participar devem inscrever-se até 22 de abril através de formulário próprio. As inscrições são limitadas!

Inscrições Encontros Bilaterais

 

Recorde-se que o Programa Cidadãos Ativ@s tem um concurso aberto até junho de 2023 para o financiamento de Iniciativas de Cooperação Bilateral, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências, a partilha e transferência de conhecimentos e de boas práticas de entidades dos países financiadores para o reforço da capacitação e eficácia da ação das ONG portuguesas.

Programa 2 maio 2019