• 1913
  • Tela
  • Óleo
  • Inv. 83P55

José de Almada Negreiros

s/título (Pintura decorativa – Alfaiataria Cunha)

José de Almada Negreiros executa quatro grandes óleos para a Alfaiataria Cunha, em Lisboa, em 1913, dos quais a colecção do CAM incorpora dois em 1983, na ocasião da sua inauguração, adquirindo-os ao colecionador Jorge de Brito.

 

Serão as primeiras pinturas a óleo de Almada Negreiros, técnica mais adequada ao grande formato que apresentam, 1,78 x 1 metros, escala que torna as personagens destes painéis próximas do tamanho natural. Possuem uma linguagem gráfica, económica, eficaz para os fins publicitários específicos do espaço comercial a que se destinavam. Se este tipo de traço é de execução rápida em desenho, para o qual Almada tinha inusitada destreza, na técnica do óleo exige um rigoroso controlo programado, contrário à impressão visual de leveza imediata que nos sugerem estas imagens. Em pinturas posteriores, por exemplo nos quadros para a Brasileira de 1925 (cat 83P57 e 83P58) ou o nu feminino para o Bristol Club (1926), o óleo será explorado de forma um pouco diversa, mas sempre com um programa pictórico pré-definido, estudado, permanecendo ausente qualquer improvisação ou especificidade autorizada pela técnica (como empastes ou pinceladas mais gestuais para aludir a movimento ou acentuar determinado objeto).

 

O cosmopolitismo que transmitem as personagens vem dessa economia gráfica, mais próxima da síntese visual art déco, e também da do desenho gráfico, humorístico ou não, de que Almada contava já com apurada experiência aos vinte anos, do que de simbolismos fin-de-siècle. Os corpos esguios, elegantes, serpentinos, os rostos sem marcas distintivas, apenas enunciados, dão o sinal do tipo burguês urbano da modernidade, dandy e frívolo.

 

Destaque-se como o papel feminino é equiparado ao masculino, ou até mesmo o suplanta, na representação de uma mulher moderna, confiante e audaz. Num dos painéis, a figura feminina com o gesto suspenso de retirar, com dois dedos, o cigarro da boca do homem, apresenta-se numa atitude atrevida de descarado, e esperado, flirt.

 

 

Mariana Pinto dos Santos

Junho de 2013

 

TipoValorUnidadesParte
Altura178cm
Largura100cm
Tipo assinatura
TextoAlmada Negreiros
PosiçãoCanto superior esquerdo
Tipo data
Texto1913
PosiçãoCanto superior esquerdo
TipoAquisição
DataJulho de 1983
Modernismo in Portogallo, 1910-1940 : arte e società nel tempo di Fernando Pessoa
Firenze, Leo S. Olschki, 1997
Catálogo
Almada Negreiros
Madrid, Fundación Juan March, 1984
Catálogo de exposição
Almada
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1984
Catálogo de exposição
Almada Negreiros
Macau, Galeria do Leal Senado, 1987
Catálogo de exposição
Almada Negreiros - obra plástica
Lisboa, Bertrand Editora, 1993
Monografia
Almada Negreiros: um percurso possível
Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, IPPAR, 1993
Monografia
Almada: A Cena do Corpo
Lisboa, Centro Cultural de Belém, 1994
Catálogo de exposição
Fotobiografias Século XX: Almada Negreiros
Lisboa, Círculo de Leitores, 2001
Monografia
Almada Negreiros: O menino de olhos de gigante
Lisboa, Caminho, 2005
Monografia
Almada Negreiros
Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro, 2002
Catálogo de exposição
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian/ Heimo Zobernig and the Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation Modern Art Centre; Heimo Zobernig and the Tate Colllection/ Heimo Zobernig e a Colecção da Tate
Lisboa/ St. Ives, 2009
ISBN:978-1-85437-826-2
Catálogo de exposição
Inauguração do CAM
CAM/FCG
Curadoria: A definir
20 de Julho de 1983
Lisboa, Centro de Arte Moderna/ FCG
20 de Julho 1983.
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
CAM/FCG
Curadoria: Jürgen Bock
11 de Fevereiro de 2009 a 31 de Agosto
Centro de Arte Moderna
Exposição realizada em parceria com a Tate St. Ives. Inclui obras da colecção da Tate de St. Ives, do Centro de Arte Moderna e do artista Heimo Zobernig. De 24 de Maio a 31 de Agosto de 2009 estiveram expostas apenas as obras do CAM escolhidas pelo artista.
Almada Negreiros
Centro Cultural de Aveiro
Curadoria: José Sommer Ribeiro
24 de Novembro de 2001 a 13 de Janeiro de 2002
Centro Cultural de Aveiro
Exposição retrospectiva da obra de Almada Negreiros, integrada no ciclo "Arte do Século".
Modernismo in Portogallo, 1910 - 1940: arte e società nel tempo di Fernando Pessoa
23 de Maio a 20 de Julho de 1997
Museu Mediceo, Palazzo Medici Riccardi
Exibiu 7 obras de Amadeo.
Almada Negreiros
Fundación Juan March
Curadoria: Fundación Juan March
1983 a 1984
Fundación Juan March, Madrid
Organizadores: Sommer Ribeiro, Lima de Freitas e Margarida Acciaiuoli.
Almada: A Cena do Corpo
Centro Cultural de Belém
Curadoria: José de Monterroso Teixeira
1993 a 1994
Centro Cultural de Belém, Lisboa
Almada
CAM/FCG
Curadoria: CAM/FCG
1984 a 1984
Centro de Arte Moderna, Lisboa
Organizadores: José Sommer Ribeiro, Isabel Guedes, Alice Guerra.
Atualização em 23 janeiro 2015

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.