Lugar

Fábrica de Projetos

Projeto participativo com escolas do primeiro ciclo

Depois de Márcio Carvalho, a segunda edição do projeto Lugar acolhe Fidel Évora como artista residente. Num processo colaborativo com os alunos das escolas do Agrupamento Marquesa de Alorna, em Lisboa, e com a equipa de mediação, o artista propõe uma reflexão a propósito do cinquentenário do 25 de Abril, em torno de questões de identidade e pluralidade, tais como: Quantas camadas tem um eu? Um eu pode ser feito de nós? O que é identidade(s)? Que identidades tem um país? O que é(são) cultura(s)? Que culturas(s) tem um país? O que é uma revolução? Que revoluções nos faltam fazer?

Centrado na ideia de lugar enquanto espaço de construção de identidade, de relação de memória e de poder, este projeto abraça, como ponto de partida, uma sociedade plural com múltiplas vozes e o desenvolvimento de um pensamento crítico e criativo, fomentador de debate, imaginação e criação.

Coordenado por Andreia Dias da área de educação, mediação e participação do CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian, esta segunda edição tem a duração de um ano letivo – 2023/2024 – e envolve 142 alunos de seis turmas do 3.º e 4.º anos. Os professores Bruno Fernandes, Catarina Matos, Conceição Ramos, Sílvia Lino, Taís Kabat Holtz e Vera Camacho, as mediadoras Mariana Faria e Andreia Coutinho, e o artista Fidel Évora participam ativamente no desenho e desenvolvimento deste projeto. As sessões quinzenais vão culminar numa instalação coletiva que vai ser inaugurada no dia 26 de junho, no Jardim Gulbenkian, onde se vai realizar uma conversa com os muitos fazedores

Enquanto parte da programação da Fábrica de Projetos, Lugar é um projeto participativo que incide na área da cidadania, direitos humanos e justiça social. Num terreno partilhado entre o museu e a escola, tendo a arte como linguagem de pensamento e explorando novos caminhos possíveis para a educação artística no mundo contemporâneo, Lugar investe em valores como a empatia, a inclusão, a equidade, a interculturalidade e a democracia.

A Fábrica de Projetos tem desenhado propostas educativas para a promoção de lugares de cruzamento e diálogo entre o museu e a escola, assumindo questões de cidadania como campo de trabalho – reforçando o papel cívico das instituições culturais – e a educação artística como eixo estruturante.

 

 

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.