• 2009
  • Madeira
  • Óleo
  • Inv. 11P1644

Miguel Branco

S/Título

A representação de figuras do mundo animal é uma marca forte do trabalho de Miguel Branco, seja nos trabalhos pictóricos a óleo sobre madeira que desde a segunda metade dos anos oitenta percorrem toda a sua obra seja nas obras de natureza escultórica que produziu mais esporadicamente.

 

Nos óleos realizados nos primeiros períodos da produção do artista encontramos várias espécies, aves (pássaros, galinhas, avestruzes) ou macacos e cães solitários situados num mundo físico mas rodeados de indicações, vestígios e atmosferas irreais e um ambiente impregnado pelo insólito. Sem antagonismo, nessas composições a realidade convive com a irrealidade, o naturalismo com o simbolismo e a figuração com a abstração. Do mesmo modo se estabelece na sua pintura um encontro de referências conceptuais e estéticas ao legado da história natural e das ilustrações científicas de fauna e flora, sobretudo da época do Iluminismo, como a literatura dos bestiários.

 

A pintura em destaque realizada em 2009, que retrata uma ave pousada num galho, é igualmente fruto desse cruzamento de influências, em que existem motivos e reminiscências dos padrões de representação da ilustração positivista e um tratamento criativo da iconografia de tradição fantástica, naturalista e simbolista. Verifica-se porém em relação às séries anteriores o maior isolamento da figura. Trata-se de uma ave isolada, num fundo abstracto e opaco, representada num suporte de madeira cuja pequena dimensão, 10,3 x 6,4 cm, a torna particularmente enigmática. No mesmo período da sua produção, Miguel Branco concebeu um conjunto de várias peças na mesma linha de valores, com seres e espécies de uma fauna real e fantástica, figuras mitológicas e alegóricas, com muitas alusões à morte, tendo particularmente como fonte de inspiração o simbolismo do pintor suíço Arnold Böcklin (1827-1901), a História Natural de Buffon (1707-1788) e as ilustrações e o imaginário do bestiário de Rodolfo II (1552-1612). Ao mesmo tempo, sobressai no seu trabalho a natureza pessoal de um olhar que entra em diálogo com as linguagens estéticas da tradições e procura dar legibilidade simbólica a uma visão do mundo muito própria, componente indispensável a qualquer exercício criativo.

 

 

 

Sandra Vieira Jürgens

Outubro 2013

TipoValorUnidadesParte
Altura10,4cm
Largura6,3cm
TipoPermuta
DataFevereiro 2011
Atualização em 23 janeiro 2015

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