• 1973
  • Papel
  • Tinta-da-china e Aguarela
  • Inv. 98DP1727

Eduardo Batarda

She takes chances (…ce soir, 7 heures)

Nesta aguarela, originalmente com o título Electric Night Woman, Eduardo Batarda utilizou pela primeira e única vez alguns tipos de azuis, incluindo lapis lazuli. O título atual resulta da montagem de duas das inscrições que podemos ler na obra. Trata-se de um exemplo do tipo de figuração praticada por Batarda, explorada em aguarela desde cerca de 1970, em que o humor ácido de um universo bas-fond da BD contrasta, voluntariamente, com a morosa minúcia da técnica de execução escolhida. Não há, como na BD convencional, uma leitura compartimentada sequencial, mas uma composição acumulativa que coloca no mesmo plano personagens-tipo dos cartoons infanto-juvenis, aviões de guerra, fatias de bolo (num trocadilho visual com a expressão inglesa «piece of cake», «fácil»), redes expressionistas, imagens sexualmente explícitas e referências políticas e artísticas. As inscrições que parecem legendar algumas figuras ou que pairam isoladamente são, na verdade, acrescentos, por vezes desconcertantes (como a letra da canção francesa Les Baisers), que, embora assumindo uma função pictórica, adicionam níveis de leitura e tornam a pintura num comentário sarcástico à realidade cultural, política e artística e à (im)possibilidade de relação entre elas. O facto de um dos elementos da pintura ser uma carta forjada, pouco legível porque parcialmente coberta (percebemos ser de Leipzig, nessa altura zona RDA), e de as figuras nos cantos superiores estarem emolduradas pela réplica de uma cercadura de selo, levam também a pensar esta pintura (e outras) como um meio intencionalmente destinado a veicular mensagens, ocultas pela multiplicação e associação de referências reais e fictícias colocadas na sua superfície.

TipoValorUnidadesParte
Altura77,5cm
Largura57cm
Tipoassinatura
TextoBatarda
Posiçãofrente, canto inferior esquerdo
Tipodata
Texto73/12
Posiçãofrente, canto inferior esquerdo
Tipoinscrição
Texto«Baiser», «le plus salé / le plus sucré / c’est le plus chouette», «c’est pour ce soir 7h?», «costumes by Rodchenko», «Wh-LICH-[…]», «La Iconografia Cristiana, vol. XI, par Rámon Viesgo, SJ», «Peiking 1927», «Dr. Lucas 1963», «Starch», «a grid», «Auxiliai», «another grid», «Leipzig, 23 mai 949 / Chér[…] / J’aur[…] vo[…]ais le a […] sont ve[…] ce soir qu’elle est […] son […]. Il a […] gueule qui ne me […]uoi. Jamais te[…]miné d’être avec vouss tous […] les te[…] sont dificiles […] ja[…]s? Peut-être ira-t-[…] se […] souviens aussi de Coralicí: […] son […]ux propotin[…] Il y a […] festes […] là! Si dodi[…] rondes comme […]mage. Il y avait […]si Matisse, li[…] bien r[…]clée, […]lle-là! Dans m[…] ça[…] fait un[…] peu […] n’oubliez pas de […] folies […] wood […]ament. Je […] / P.S. G[…]ice à Gabriel / F.», «ce soir 7h», «comes in all colors», «She takes chances», «L’amour fou», «ANTI-AIRCRAFT CAVALRY», «Batarda 73/12»
Posiçãofrente, ao longo da mancha
TipoAquisição
DataFevereiro de 1998
Eduardo Batarda: Pinturas, 1965-1998
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão, 1998
Catálogo de exposição
Eduardo Batarda - Pinturas 1965-1998
CAMJAP/FCG
Curadoria: Alexandre Melo
3 de Março de 1998 a 10 de Maio de 1998
Galeria do piso 1 do museu do CAMJAP
Exposição comissariada por Alexandre Melo.
Eduardo Batarda Fernandes
Fundação Calouste Gulbenkian
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian
1975-08-01 a 1975-08-31
Galeria de Exposições Temporárias da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Exposição patente na Galeria de Exposições Temporárias da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, em Agosto de 1975, dedicada a Eduardo Batarda, enquanto bolseiro da FCG.
Portuguese Contemporary Art
Exposição apresentada em Belgrado, Bucareste, Atenas, Sofia, no ano de 1977.
Atualização em 23 janeiro 2015

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.