• 1909
  • Papel
  • Tinta-da-china e Aguarela
  • Inv. DP124

Emmerico Nunes

sem título (O pintor e o modelo)

Ao longo dos cinco anos passados em Paris (1906-1911), Emmerico Nunes experimenta várias linguagens formais e técnicas. No desenho, acaba por forjar rapidamente um estilo próprio e inconfundível que viria a ganhar plena expressão durante a sua estada na Alemanha (1911-1919). O pintor e o modelo pertence a uma série de desenhos executados entre 1906 e 1909, onde a linha leve, rápida, curta e curva que os caracteriza lembra a caligrafia do contemporâneo Raoul Dufy ou o traço das litografias do então recentemente falecido Toulouse Lautrec. Esta linha móbil, que tão bem se enquadra nos temas mundanos tratados (os serões musicais de uma certa burguesia, a elegância feminina dos boulevards parisienses, a atmosfera das partidas de ténis da inglesa Carcavelos do princípio do século), acaba por ceder o passo ao traço firme e quase contínuo que, posteriormente, define a produção humorística do artista, nomeadamente no seio da imprensa alemã.

 

ILC

 

TipoValorUnidadesParte
Altura9cm
Largura14cm
Tipodata
Texto909
Posiçãoc.i.d.
Tipoassinatura
TextoE. Hartwich Nunes
Posiçãoc.i.d.
TipoAquisição
DataSetembro de 1980
Inauguração do CAM
CAM/FCG
20 de Julho de 1983
Lisboa, Centro de Arte Moderna/ FCG
Emmerico Hartwich Nunes. Retrato Sensível. Arte e Desenho Humorístico na Imprensa Alemã
Museu Nogueira da Silva
Curadoria: Isabel Lopes Cardoso
17 de Dezembro de 2004 a 26 de Fevereiro de 2005
Museu Nogueira da Silva, Minho
Atualização em 23 janeiro 2015

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.