• 1935
  • Tela
  • Óleo
  • Inv. 04P1274

António Pedro

sem título

Pintada em 1935, em Paris, a presente obra é contextualizada por um paradigma criativo com directrizes teóricas no Dimensionismo, cujo manifesto será assinado por António Pedro nesse mesmo ano, e pelo qual o autor afirma a sua procura de extrapolação das fronteiras entre as artes e em particular o entrecruzamento entre a expressão poética e a pintura.

O motivo central da composição – a figura metamorfoseada – é circundado por uma “moldura” textual com potencial evocativo: LA BELLE AU BOIS / DORMANT REVAIT / DES MALADRESSES Á / LA SAVEUR DE LUNE / ET LA LUNE TENAIT / SA BEAUTÈ ENDORMIE. O autor reporta-nos a uma referência literária particular – “La Belle au bois dormant” título original do conto de Charles Perraut de 1697, que narra a história de uma princesa que sucumbe à maldição de um sono de 100 anos. À semelhança de outras pinturas produzidas no mesmo período, tais como Elogio da Loucura, esta pintura não só explora o jogo entre a imagem e a palavra, mas denota também um marcado e progressivo interesse de António Pedro pelo subconsciente e pelo onírico. A valorização da fertilidade inspiradora do sonho, dos dados irracionais, e da imaginação no plano de renovação do imaginário artístico, viria a aproximar o autor do movimento surrealista.

Catarina Crua
Julho 2013

Tipo Valor Unidades Parte
Altura 81,5 cm
Largura 64 cm
Tipo data
Texto 35
Posição frente, canto inferior direito, a seguir à assinatura
Tipo outras
Texto LA BELLE AU BOIS / DORMANT REVAIT / DES MALADRESSES Á / LA SAVEUR DE LUNE / ET LA LUNE TENAIT / SA BEAUTÈ ENDORMIE
Tipo assinatura
Texto Pedro
Posição frente, canto inferior direito
Tipo lugar
Texto Paris
Posição frente, canto inferior direito, por baixo da data
Tipo Aquisição
Data 19 de Novembro de 2004
A Partir da Colecção
CAMJAP/FCG
Curadoria: CAMJAP/FCG
25 Julho de 2006 a 29 Abril de 2007
Museu do CAMJAP - Piso 01
Comissariado: Jorge Molder e Leonor Nazaré
Exposição Permanente do CAM
CAM/FCG
Curadoria: Jorge Molder
18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009
Centro de Arte Moderna
Exposição Permanente entre 18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009.
Atualização em 21 agosto 2024

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.