• 1956
  • Papel Fotográfico
  • Fotografia
  • Inv. FP329

Victor Palla

S/ Título

Embora partilhe o mesmo interesse pela vida da cidade, esta imagem distingue-se do conjunto de Lisboa “Cidade Triste e Alegre”. O álbum privilegia sobretudo os bairros ou as zonas históricas da capital, bem como os retratos personalizados dos seus habitantes, eclipsando os subúrbios, concedendo ao automóvel uma presença fugaz. Essa escolha parcial e consciente, assumida pelos autores de Lisboa, oferece um contra-ponto à alteração radical da cidade no pós-guerra (que teve em Victor Palla um agente activo, a nível teórico e prático). Ao contrário, o parque de estacionamento onde ocorre este diálogo não deixará de crescer nas décadas seguintes. Envolvido pelo negro nocturno, recortado pelo clarão difuso da luz eléctrica, o casal em contraluz, desfocado, toma uma aparência fantasmagórica. Os espaços vazios e desconectados que surgem com frequência no cinema neo-realista ajudaram a criar uma zona onde a realidade e o imaginário se tornam indiscerníveis. A fotografia do pós-guerra, que esteve muito próxima deste tipo de cinema, também teve os seus momentos altos: certas fotografias de Rome, de William Klein, por exemplo, ou esta imagem anterior de Victor Palla.

 

 LH

TipoValorUnidadesParte
Altura40cmpapel
Largura50,6cmpapel
Altura30,5cmmancha
Largura47,2cmmancha
TipoAquisição
DataMarço de 1990
Victor Palla
Lisboa, CAM/FCG, 1992
Catálogo de exposição
Victor Palla
CAM/FCG
Curadoria: CAM/FCG
24 de Setembro de 1992 a 31 de Outubro de 1992
Galeria do Piso 1 do museu do CAM
Exposição de fotografia.
Atualização em 02 agosto 2021

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.