• 1956
  • Papel Fotográfico
  • Fotografia
  • Inv. FP330

Victor Palla

S/ Título

Esta imagem partilha com o conjunto que está na origem do álbum Lisboa “Cidade Triste e Alegre”, o interesse pela exploração do quotidiano urbano e a experimentação dos recursos expressivos da fotografia. Todavia, no conjunto de Lisboa é atípica esta diferença dramática de escalas entre os elementos da arquitectura e o elemento humano – adensada pela luz que incide sobre os dois homens na base do enorme muro. Mais do que envolver, o espaço agiganta-se relativamente aos homens. Como outras fotografias do pós-guerra (de Cartier Bresson, o homem ladeado por paredes de Nova Iorque, de 1947, de Otto Steinert, Skizzen aus Paris 1 de 1948/49, ou de Herbert List, Der lange Weg, de 1950, entre outros exemplos) o contraste de valores e a redução ao mínimo necessário transformam a percepção dos elementos familiares da cidade. Em vez da ilusão de neutralidade do registo fotográfico, esta condensação de meios procura uma resposta emocional profunda: o absurdo da realidade – várias vezes visado pela fotografia do pós-guerra – toma aqui uma face sombria e opressiva, a que não será alheia a vigência dos anos de chumbo do Estado Novo.

 

LH

 

 

TipoValorUnidadesParte
Altura50,6cmpapel
Largura40cmpapel
Altura47,4cmmancha
Largura30,5cmmancha
TipoAquisição
DataMarço de 1990
Victor Palla
Lisboa, CAM/FCG, 1992
Catálogo de exposição
Victor Palla
CAM/FCG
Curadoria: CAM/FCG
24 de Setembro de 1992 a 31 de Outubro de 1992
Galeria do Piso 1 do museu do CAM
Exposição de fotografia.
Atualização em 02 agosto 2021

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.