- 1956
- Papel Fotográfico
- Fotografia
- Inv. FP330
Victor Palla
S/ Título
Esta imagem partilha com o conjunto que está na origem do álbum Lisboa “Cidade Triste e Alegre”, o interesse pela exploração do quotidiano urbano e a experimentação dos recursos expressivos da fotografia. Todavia, no conjunto de Lisboa é atípica esta diferença dramática de escalas entre os elementos da arquitectura e o elemento humano – adensada pela luz que incide sobre os dois homens na base do enorme muro. Mais do que envolver, o espaço agiganta-se relativamente aos homens. Como outras fotografias do pós-guerra (de Cartier Bresson, o homem ladeado por paredes de Nova Iorque, de 1947, de Otto Steinert, Skizzen aus Paris 1 de 1948/49, ou de Herbert List, Der lange Weg, de 1950, entre outros exemplos) o contraste de valores e a redução ao mínimo necessário transformam a percepção dos elementos familiares da cidade. Em vez da ilusão de neutralidade do registo fotográfico, esta condensação de meios procura uma resposta emocional profunda: o absurdo da realidade – várias vezes visado pela fotografia do pós-guerra – toma aqui uma face sombria e opressiva, a que não será alheia a vigência dos anos de chumbo do Estado Novo.
LH
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 50,6 | cm | papel |
Largura | 40 | cm | papel |
Altura | 47,4 | cm | mancha |
Largura | 30,5 | cm | mancha |
Tipo | Aquisição |
Data | Março de 1990 |
Victor Palla |
Lisboa, CAM/FCG, 1992 |
Catálogo de exposição |
Victor Palla |
CAM/FCG |
Curadoria: CAM/FCG |
24 de Setembro de 1992 a 31 de Outubro de 1992 Galeria do Piso 1 do museu do CAM |
Exposição de fotografia. |