• 1918
  • Papel Ingres
  • Tinta permanente e Aguarela
  • Inv. DP243

José de Almada Negreiros

Parva (em latim) nº 1

Primeiro número do jornal manuscrito Parva (em latim), do qual se conhecem quatro números (1, 2, 4 e 5), todos eles conservados no CAM (DP243, DP244, DP245 e DP246). A produção de Parva situa-se no contexto do «Club das Cinco Cores», que surge em 1918 no âmbito da realização do bailado O Jardim da Pierrette, momento decisivo na génese da poética da ingenuidade almadiana, aqui, essencialmente ligada à infância, à imaginação e à espontaneidade, enquanto elementos essenciais de criação, e que seria amplamente desenvolvida em Paris, entre 1919 e 1920.

 

O «Club» é formado pelo próprio Almada (que nesse contexto, responde ao nome de «Verde» e «Zu»), e pelas suas quatro jovens amigas que participaram no evento: Tareca (Maria Madalena Morais da Silva Amado: Roxa); Lalá (Maria Adelaide Burnay Soares Cardoso: Branca ou Amarela); Zeca (Maria José Burnay Soares Cardoso: Vermelha); e Tatão (Maria da Conceição de Mello Breyner: Azul). Este primeiro número de Parva inclui vários desenhos; as ficções «Lembrei-me de fazer este jornal», «Impressões da Chegada a Lisboa do Enviado Especial do Nosso Club em Paris» e «Carnet Parvinho»; e os poemas Mon Oreiller e Histoire du Portugal par Cœur et au Hasard écrite par Moi pour Mes 4 Cousines.

 

A integralidade do jornal é da autoria de Almada Negreiros, que assina «Almada», «Moi» e «Verde». Embora Almada date os desenhos e textos incluídos neste primeiro número de Parva de «1920», «1919» e «1918-1920», a totalidade das páginas de Parva 1 deverá datar de 1920, após o regresso de Almada a Lisboa, vindo de Paris. É neste contexto que se inserem outras obras do CAM: DP167, DP168, DP176, DP183, DP184, DP247, DP 248, DP249 e DP250.

 

SA-F

Maio de 2010

TipoValorUnidadesParte
Altura31cmpapel
Largura24cmpapel
Tipoassinatura
Textoalmada
PosiçãoPág. 1, canto inferior direito do desenho, frente
Tipodata
Texto20
PosiçãoPág. 1, canto inferior direito do desenho, frente
Tipoassinatura
TextoMoi
PosiçãoQuadrante inferior esquerdo, pág. 6
Tipodata
Textole 24 Avril 1919
PosiçãoQuadrante inferior esquerdo, pág. 6
Tipoassinatura
Textoalmada
PosiçãoQuadrante inferior direiro, pág. 6
Tipodata
Texto1919
PosiçãoQuadrante inferior direiro, pág. 6
Tipolugar
Textoà Paris
PosiçãoQuadrante inferior direiro, pág. 6
Tipolugar
TextoParis
PosiçãoQuadrante inferior esquerdo, pág. 6
Tipodata
Texto1918-1920
PosiçãoQuadrante inferior direiro, pág. 5
Tipotítulo
TextoParva (em latim) nº 1
PosiçãoPág. 1, margem superior
Tipoassinatura
Textoverde.
PosiçãoQuadrante inferior direito, paág. 5
TipoA definir
DataA definir
Almada
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1984
Catálogo de exposição
Fotobiografias Século XX: Almada Negreiros
Lisboa, Círculo de Leitores, 2001
Monografia
Almada Negreiros: Obra gráfica.
Lisboa, Palácio Galveias, 1993
Catálogo
Todo Almada
Lisboa, Contexto Editora, 1994
Catálogo
TipoMarca de água
TextoIngres France
PosiçãoQuadrante superior esquerdo, verso, página 3
Atualização em 23 janeiro 2015

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.