• 1949
  • Papel Agfa
  • Fotografia
  • Inv. FP196

Fernando Lemos

Nudez Dança

A sensualidade, o desejo, a transgressão, foram temas fundamentais no Surrealismo que, na sua expressão fotográfica, celebrou o nu feminino quer em enquadramentos e tomadas de vistas inusitadas em Man Ray (1890-1976) ou Brassai (1899-1984), quer na utilização dramática da luz ou em efeitos de solarizações executadas na câmara escura, explorados por Man Ray e Raoul Ubac (1910-1985), ou ainda nas distorções das formas femininas, nas fotografias André Kertész (1894-1985).

Nesta imagem Lemos não só explorou a demarcação da luz intensa para iluminar a nudez do corpo feminino, mas também a dupla exposição que opera, nesse mesmo corpo, a sua ocultação/revelação através de um hábil jogo de luz e sombra projectada no panejamento que se estende na parede de fundo.

O aparente resguardo a que é sujeita a segunda figura pela primeira, é o que permite ligar as duas expressões e, através de uma relação claro-escuro, estabelecer uma estratégia da sensualidade que é latente no movimento de uma imagem que se furta ao olhar, para a outra que a ele se revela.

É a percepção desse movimento que eventualmente justifica o título de “Mudança de Pele”, que deu a esta imagem quando a expôs na FCG em 1982 (Os Anos 40 na Arte Portuguesa), ou “A Sensualidade que Avança”, título atribuído por Lemos quando a apresentou no Museu de Arte Moderna de Sintra, em 2005.

JO

TipoValorUnidadesParte
Altura45,5cmmoldura
Largura45,5cmmoldura
Largura30cmpapel
Altura33,6cmpapel
TipoA definir
DataA definir
Atualização em 08 setembro 2021

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