• 1963-2018
  • Papel
  • Gelatina e sais de prata
  • Inv. 19FP675

Fernando Lemos

Massagistas de vacas

Meio de transporte popular e comum na Ásia, a bicicleta é um objeto carregado de simbolismo e conotações sociais. Nesta imagem, porém, é a aproximação da forma num enquadramento parcial que faz a força da composição. A roda traseira, o cesto carregado com uma esteira e o selim são isolados sobre fundo arquitetónico mais ou menos indistinto, mas relativamente monumental e captado em contrapicado.

Os tons mais claros recortam as construções; os tons escuros ou as sombras desenham as componentes da bicicleta e o enquadramento lateral ou mais longínquo. A roda sugere a fixação momentânea da passagem, do movimento e da circulação de um transporte individual que o fotógrafo não foi a tempo de enquadrar na totalidade; ou a fixação seletiva desse transporte estacionado. Mas o seu ponto de vista coloca-o muito abaixo da linha do olhar na procura do impacto formal.

O título informa-nos acerca do facto de que Lemos quis lembrar um profissional que massajava as vacas de modo a tornar a carne mais tenra, para colmatar as consequências da falta de pasto, na sua qualidade, e as tetas do animal para facilitar a saída do leite: o homem a que se refere deslocava-se na bicicleta captada na imagem.

 

Leonor Nazaré
Curadora do CAM

Fernando Lemos (1926-2019)
Altura (suporte) 59 cm
Largura (suporte) 49 cm
Altura (mancha) 40 cm
Largura (mancha) 40 cm
Tipo Aquisição
Data Fevereiro de 2019
Atualização em 30 agosto 2024

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.