- 1949
- Papel Agfa
- Fotografia
- Inv. FP199/1
Fernando Lemos
Mário Cesariny de Vasconcelos
Quando Lemos fotografou Cesariny, já este tinha abandonado o «Grupo Surrealista de Lisboa» formado em 1947, para criar um projecto alternativo, em 1948, denominado «Os Surrealistas», ao qual se juntaram António Maria Lisboa, Cruzeiro Seixas, Pedro Oom (1926-1974) e Mário Henrique Leiria, entre outros.
Estava feita a divisão deste movimento em Portugal que, a partir das exposições dos dois grupos em 1949, começou a perder o sentido do colectivo, tendo em 1952 o seu último ponto alto na mostra de Fernando Azevedo, Lemos e Marcelino Vespeira, na Casa Jalco.
De «Os Surrealistas», Mário Cesariny, contemporâneo de Lemos nos tempos de estudante na Escola de Artes Decorativas António Arroio, foi o único a ser fotografado.
No claro/escuro da imagem, Cesariny afronta de uma maneira directa o fotógrafo com uma pose algo agressiva, da qual sobressai o punho fechado que suporta o queixo, e que bem poderia significar as polémicas e ataques pessoais entre os dois grupos surrealistas na altura.
Lemos, no entanto, quando apresentou esta imagem no Museu de Arte Moderna de Sintra – Colecção Berardo, em 2005, preferiu, em subtítulo, sublinhar a importância da vertente da escrita em Cesariny: «A Mão Secreta da Escrita». Essa intenção revela-se, aliás, de igual modo na apresentação da imagem no ano anterior, na Pinacoteca de S. Paulo, ao defini-lo como poeta, e fazendo da mesma maneira alusão à escrita com o subtítulo «A Mão, Segredo da Escrita».
JO
Maio de 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 60 | cm | moldura |
Largura | 60 | cm | moldura |
Altura | 50,7 | cm | papel |
Largura | 40,2 | cm | papel |
Tipo | A definir |
Data | A definir |
Fernando Lemos |
Paris, Centre Culturel Calouste Gulbenkian/FCG, 1993 |
Catálogo de exposição |
Arte Portuguesa nos Anos 50 |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1992 |
Catálogo de exposição |
Fernando Lemos e o Surrealismo |
Sintra, Sintra Museu de Arte Moderna, Colecção Berardo, 2005 |
Catálogo de exposição |
À Sombra da Luz, À Luz da Sombra: Fotografias 1949-1952 / Fernando Lemos |
São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2004 |
Catálogo |
Fernando Lemos - À Sombra da Luz |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1994 |
Catálogo de exposição |
Retratos de Quem? Fernando Lemos |
São Paulo, Edição do Instituto Camões, 2000 |
Monografia |
Fernando Lemos |
Toulouse, Galerie Municipale du Chateau d´Eau, 1998 |
Catálogo de exposição |
Fernando Lemos |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1993 |
Monografia |
Os Anos Quarenta na Arte Portuguesa |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1982 |
Catálogo |
Fernando Lemos |
Jorge Molder (1947-) |
Curadoria: Centre Culturel Calouste Gulbenkian |
12 de Novembro de 1993 a 17 de Dezembro de 1993 Centre Culturel Portugais / FCG, Paris |
Exposição integrada no "Mois de la Photo à Paris". |
Fernando Lemos |
Centro de Estudos de Fotografia |
Curadoria: Centro de Estudos de Fotografia |
27 de Maio de 2001 a 30 de Maio de 2001 Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra |
Exposição de fotografias da autoria de Fernando Lemos. |
Fernando Lemos - À Sombra da Luz |
CAM/FCG |
Curadoria: Jorge Molder (1947-) |
1994-07-20 a 1994-10-09 Centro de Arte Moderna, Lisboa |
Exposição programada por Jorge Molder e Fernando Lemos. |
Fernando Lemos |
Galerie Municipale du Chateau d´Eau |
Curadoria: Jorge Molder |
1998-02-18 a 1998-03-30 Galerie Municipale du Chateau d´Eau, Toulouse |
Exposição comissariada por Jorge Molder. |
Aspects de la Photographie Portugaise |
Centre Culturel Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Centre Culturel Calouste Gulbenkian |
1992-11-12 a 1992-12-17 Centre Culturel Calouste Gulbenkian, Paris |
Exposição integrada no âmbito do Mois de la Photo em Paris, comissariado por Jean-Luc Monterosso (Comissaire Générale). |