- 1949
- Papel Agfa
- Fotografia
- Inv. FP208
Fernando Lemos
Manequim de Exposição
Na exposição de Fernando Azevedo, Fernando Lemos e Marcelino Vespeira, na casa de móveis Jalco, em 1952, os três artistas fizeram intervenções em quatro manequins (Vespeira recriou dois manequins), que expuseram, numa iniciativa idêntica à que tinha acontecido em Paris na Exposition Internationale du Surrealisme (1938), em que, de igual modo, foi pedido a alguns artistas que interviessem em manequins para apresentação.
Na imagem, Fernando Lemos fotografou o seu próprio trabalho, um meio corpo de manequim decapitado e sem braços, com uma espécie de turbante de tecido e um rasgão na «pele» produzido pelas mãos tintadas do autor que se espalham pelo corpo, numa aparente violência e violação destruidora.
A génese deste trabalho é referida pelo próprio Lemos, «… retrato falado e gestual, ele (o manequim) quis dar o alerta da sensualidade maliciosa e juvenil do apalpão tipicamente urbano e lisboeta. Exercício apetitoso e inevitável dos corpos apertados dentro dos eléctricos (quando cheios), na minha carreira da habitualidade: Campolide-Carmo.»* Foi por esta razão que denominou esta fotografia de «Manequim Assediado» quando a expôs no Museu de Arte Moderna de Sintra em 2005.
JO
Maio de 2010
* Colóquio / Artes, Lisboa, FCG, número 94, Setembro de 1992, p.12.
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 45,5 | cm | moldura |
Altura | 34,4 | cm | papel |
Largura | 45,5 | cm | moldura |
Largura | 30 | cm | papel |
Tipo | A definir |
Data | A definir |
Fernando Lemos e o Surrealismo |
Sintra, Sintra Museu de Arte Moderna, Colecção Berardo, 2005 |
Catálogo de exposição |
Fernando Lemos - À Sombra da Luz |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1994 |
Catálogo de exposição |
Fernando Lemos |
Lisboa, Editorial Caminho, 2005 |
Monografia |
Fernando Lemos - À Sombra da Luz |
CAM/FCG |
Curadoria: Jorge Molder (1947-) |
1994-07-20 a 1994-10-09 Centro de Arte Moderna, Lisboa |
Exposição programada por Jorge Molder e Fernando Lemos. |