- 1997
- Papel e Alumínio
- Pastel
- Inv. 98P605
Paula Rego
Mãe (Mother)
Em Mãe (Mother) Paula Rego retrata o protagonista de O Crime do Padre Amaro (1875), de Eça de Queirós, vestindo uma saia de xadrez, memória «das saias das mulheres de pescadores da Ericeira», onde a família da artista tinha uma quinta. No romance, o padre Amaro Vieira, orfão aos seis anos, foi adotado pela patroa de sua mãe, a Marquesa de Alegros. Enquanto as filhas da piedosa marquesa ocupavam o tempo com modas e caridade, o passivo Amaro, destinado a tornar-se padre por vontade da sua mãe adotiva, entretinha-se com as criadas que o vestiam de menina, o envolviam em intrigas e lhe ensinavam histórias de santas. Usando o polémico romance queirosiano – obra admirada pelo pai da artista numa época em que não era bem aceite – como «detonador de imagens», a pintora recria a mesma atmosfera de perversão e candura descrita pelo escritor, que já levara Antero de Quental a concluir: «Aquilo, no fundo, é uma pobre gente, uma boa gente, vítimas da confusão moral do meio de que nasceram, fazendo o mal inocentemente, em parte porque não entendem mais nem melhor, em parte porque os arrasta a paixão, o instinto, como pobres seres espontâneos, sem a menor transcendência.»
Patente na Dulwich Picture Gallery, em Londres, 1998, a série O Crime do Padre Amaro foi apresentada em conjunto com algumas obras do pintor espanhol Bartolomé Estéban Murillo (1618-1682), entre elas, «uma radiosa Madonna of the Rosary» e três quadros com crianças mendicantes, muito admirados por Paula Rego. Se para o mestre seiscentista «a beleza e a juventude» estavam sempre «ameaçadas pela decadência e pela morte», como afirma Desmond Shawe-Taylor, então director da Dulwich Picture Gallery, nas obras da artista portuguesa a violência pode ser exercida pelo mais dócil cordeiro.
Em 1999, o Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão apresentou O Crime do Padre Amaro em conjunto com Untitled, série subordinada ao tema do aborto. Um jovem visitante criticou Paula Rego por não ter dado às mulheres que tinham feito aborto um rosto monstruoso. Com a habitual benevolência, a pintora respondeu: «É que no dia seguinte elas têm de continuar a ir ao café».
Susana Neves
Maio 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 180 | cm | |
Largura | 130 | cm |
Tipo | Aquisição |
Data | Março de 1998 |
Linhas de Sombra |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian e Centro de Arte Moderna, 1999 |
ISBN:972-635-115-4 |
Catálogo de exposição |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian/ Heimo Zobernig and the Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation Modern Art Centre; Heimo Zobernig and the Tate Colllection/ Heimo Zobernig e a Colecção da Tate |
Lisboa/ St. Ives, 2009 |
ISBN:978-1-85437-826-2 |
Catálogo de exposição |
As Meninas |
Coimbra, SIC / Gráfica de Coimbra, 2001 |
Monografia |
Paula Rego's map of memory: national and sexual politics |
Burlingthon, Ashgate, 2003 |
Monografia |
Paula Rego - O Crime do Padre Amaro |
Lisboa, CAM - Fundação Calouste Gulbenkian, 1999 |
Catálogo de exposição |
Paula Rego |
Madrid, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2007 |
Catálogo de exposição |
Paula Rego |
Porto, Fundação de Serralves, Museu de Arte Contemporânea, 2004 |
Catálogo de exposição |
A Partir da Colecção |
CAMJAP/FCG |
Curadoria: CAMJAP/FCG |
25 Julho de 2006 a 29 Abril de 2007 Museu do CAMJAP - Piso 01 |
Comissariado: Jorge Molder e Leonor Nazaré |
Paula Rego - O crime do Padre Amaro e Untitled |
CAMJAP/FCG |
Curadoria: Jorge Molder (1947-) |
18 de Maio de 1999 a 29 de Agosto de 1999 Galeria do Piso 1 do museu do CAM |
Exposição programada por Jorge Molder. |
Paula Rego |
Museo Nacional Centro de Arte Rainha Sofia |
Curadoria: Museo Nacional Centro de Arte Rainha Sofia |
25 de Setembro de 2007 a 30 de Dezembro de 2007 Madrid |
O Museo Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, organizou uma exposição retrospectiva da artista Paula Rego, apresentada entre 25 de Setembro e 30 de Dezembro de 2007. Trata-se de uma das mais importantes e significativas exposições da artista. |
Paula Rego |
Museu de Serralves |
Curadoria: João Fernandes |
15 de Outubro de 2004 a Janeiro de 2005 Museu de Serralves |
Exposição comissariada por João Fernandes e Ruth Rosengarten. |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
CAM/FCG |
Curadoria: Jürgen Bock |
11 de Fevereiro de 2009 a 31 de Agosto Centro de Arte Moderna |
Exposição realizada em parceria com a Tate St. Ives. Inclui obras da colecção da Tate de St. Ives, do Centro de Arte Moderna e do artista Heimo Zobernig. De 24 de Maio a 31 de Agosto de 2009 estiveram expostas apenas as obras do CAM escolhidas pelo artista. |
Exposição Permanente do CAM |
CAM/FCG |
Curadoria: Jorge Molder |
18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009 Centro de Arte Moderna |
Exposição Permanente entre 18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009. |
Linhas de Sombra |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
29 de Janeiro de 1999 a 18 de Abril de 1999 Lisboa |
Exposição comissariada por João Miguel Fernandes e Maria Helena de Freitas e programada por Jorge Molder e Rui Sanches. |
Paula Rego - The Sins of Father Amaro |
Dulwich Picture Gallery |
Curadoria: Dulwich Picture Gallery |
1998-06-17 a 1998-07-26 Dulwich Picture Gallery, Londres |