• 1961
  • Madeira
  • Colagem e Construção
  • Inv. PE128

Peter Blake

Love Wall

Uma estrutura de madeira remete-nos para uma parede ou para uma porta de casa. Sobre a sua superfície, encontramos lembranças de momentos passados: uma espécie de parede-memorial, como as que existem em muitas casas, repletas de fotografias de entes queridos, de pessoas conhecidas e de postais de férias passadas.

 

Peter Blake construiu-a em formato rectangular, com ripas de madeira pintadas de azul-acinzentado, criando dois rectângulos pequenos que flanqueiam um quadrado ao centro. O resultado é uma organização muito geométrica do espaço, que depois é «contaminada» por múltiplos postais (de São Valentim, de aniversário, de casamento), por imagens de vedetas de cinema (como Marilyn Monroe), extraídas de jornais ou de revistas contemporâneas, juntando-se ainda letras e, repetidamente, o número dois, dispostos de forma aleatória. Todos os elementos nos remetem para cenas amorosas e para animais de estimação, cenas kitsch, ficcionadas, ou cenas de filmes, onde encontramos um mesmo padrão: o homem viril e a mulher bonita que deseja o seu abraço protector. Transmite-se e/ou questiona-se a ideia do casal como condição de felicidade.

 

Nos anos 60, Blake começa a trabalhar com tábuas de madeira, preferindo esse suporte à tela tradicional. Deste modo, põe em causa o meio convencional e historicamente associado à arte – a qual se encontra em transformação. Interroga também a imagem da mulher – central nesta obra –, cujas possibilidades de vida se encontram em mudança radical, trazida pelos movimentos hippie e feminista (e sobretudo pela introdução da pílula contraceptiva).

 

A obra exibe a evolução de um estereótipo, mas torna ambígua a relação estabelecida com ela: podemos considerá-la exaltada ou, pelo contrário, irónica e nostálgica.

 

AG

Novembro de 2011

 

 

TipoValorUnidadesParte
Largura237cmsuporte
Profundidade23cm
Altura125cmsuporte
TipoAquisição
DataNovembro de 1970
Painting & Sculpture of a Decade 54 - 64
London, Calouste Gulbenkian Foundation, 1964
Catálogo de exposição
Pop Art: 1956-1968
Milão, Silvana Editoriale, 2007
Catálogo de exposição
Densidade Relativa
Lisboa, CAM/FCG, 2005
ISBN:972-635-169-x
Monografia
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian/ Heimo Zobernig and the Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation Modern Art Centre; Heimo Zobernig and the Tate Colllection/ Heimo Zobernig e a Colecção da Tate
Lisboa/ St. Ives, 2009
ISBN:978-1-85437-826-2
Catálogo de exposição
A Ilha do Tesouro / Treasure Island
CAMJAP/FCG
Curadoria: CAMJAP/FCG
7 de Fevereiro de 1997 a 4 de Maio de 1997
Todo o espaço expositivo do CAM - pisos 0, 1 e 01, e Galeria de Exposições Temporárias.
Comissários da exposição: Jorge Molder e Rui Sanches.
Metamorphosis - British Art of the Sixties: works from the collections of the British Council and the Calouste Gulbenkian Foundation
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art
Curadoria: Fleurette P. Karadontis
26 de Junho de 2005 a 25 de Setembro de 2005
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art
Comissários da exposição: Richard Riley, British Council, London, e Ana Vasconcelos e Melo, CAMJAP-FCG, Lisboa.
100 Obras de Arte Britânica Contemporânea
Fundação Calouste Gulbenkian
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian

Galeria de exposições temporárias, FCG
Exposição realizada em Janeiro 1971, na Galeria de exposições temporárias, FCG.
Painting & Sculpture of a Decade 54 - 64
Fundação Calouste Gulbenkian
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian
22 de Abril de 1964 a 28 de Junho de 1964
Tate Gallery, Londres
Exposição organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian, na Tate Gallery, Londres.
Densidade Relativa
Leonor Nazaré
Curadoria: Leonor Nazaré
27 de Outubro de 2005 a 22 de Janeiro de 2006
HALL de entrada e Piso 1 no CAMJAP
12-8-2006 a 26-11-2006
Centro Cultural Emmerico Nunes e Centro das Artes de Sines
A ideia de trabalhar o conceito de densidade das obras começou por surgir com a constatação de que a palavra é muito frequente nos textos de crítica de arte. O mesmo acontece com a palavra intensidade que facilmente se associa à primeira. Rapidamente se percebe que densidade pode ser sinónimo de riqueza ou de impenetrabilidade, quando não se refere mais literalmente à acumulação de elementos no espaço, por oposição ao vazio ou à rarefacção. O pensamento em torno destas variantes conduziu à percepção de que o conceito poderia ser útil no estabelecimento de um contínuo entre a matéria do pensamento e a dos corpos e objectos, neste caso, a das obras de arte.
Pop Art: 1956-1968
Azienda Speciale Palaexpo
Curadoria: Walter Guadagnini
24 de Outubro de 2007 a 27 de Janeiro de 2008
Scuderie del Quirinale, Roma
Exposição sobre a Pop Art.
Peter Blake: a retrospective
Tate Liverpool
Curadoria: Tate Liverpool
29 de Junho de 2007 a 23 de Setembro de 2007
Tate Liverpool
Exposição retrospectiva de pintura de Peter Blake, a maior desde a exposição na Tate Gallery em 1983. A exposição vai ter itinerância, mas a nossa obra não vai ser emprestada para a itinerância, pois tem outro empréstimo.
Europop
Kunsthaus Zürich
Curadoria: Kunsthaus Zürich
15 de Fevereiro de 2008 a 12 de Maio de 2008
Zurique
Exposição colectiva.
Pop Art: New York, Londra, Parigi, Roma
Scuderie del Quirinale
Curadoria: Scuderie del Quirinale
Outubro de 2007 a Janeiro de 2008
Roma
A Scuderie del Quirinale em Roma, organizou uma exposição intitulada "Pop Art: New York, Londra, Parigi, Roma".
The Gulbenkian Foundation and British Art
Tate Britain
Curadoria: Tate Britain
1 e 10 de Março de 2006 a Fevereiro de 2007
Londres, Tate Britain
A exposição fez parte das comemorações dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian que começaram oficialmente a 18 de Julho de 2006.
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
CAM/FCG
Curadoria: Jürgen Bock
11 de Fevereiro de 2009 a 31 de Agosto
Centro de Arte Moderna
Exposição realizada em parceria com a Tate St. Ives. Inclui obras da colecção da Tate de St. Ives, do Centro de Arte Moderna e do artista Heimo Zobernig. De 24 de Maio a 31 de Agosto de 2009 estiveram expostas apenas as obras do CAM escolhidas pelo artista.
Blast to Freeze: British Art in the Age of Extremes
Musée d'Art Contemporain Les Abattoirs
Curadoria: Musée d'Art Contemporain Les Abattoirs
24 de Fevereiro de 2003 a 2 de Maio de 2003
Musée d'Art Contemporain Les Abattoirs, Toulouse
Estima-se que 35 000 visitantes tenham visitado a exposição.
Atualização em 23 janeiro 2015

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