- 1961
- Madeira
- Colagem e Construção
- Inv. PE128
Peter Blake
Love Wall
Uma estrutura de madeira remete-nos para uma parede ou para uma porta de casa. Sobre a sua superfície, encontramos lembranças de momentos passados: uma espécie de parede-memorial, como as que existem em muitas casas, repletas de fotografias de entes queridos, de pessoas conhecidas e de postais de férias passadas.
Peter Blake construiu-a em formato rectangular, com ripas de madeira pintadas de azul-acinzentado, criando dois rectângulos pequenos que flanqueiam um quadrado ao centro. O resultado é uma organização muito geométrica do espaço, que depois é «contaminada» por múltiplos postais (de São Valentim, de aniversário, de casamento), por imagens de vedetas de cinema (como Marilyn Monroe), extraídas de jornais ou de revistas contemporâneas, juntando-se ainda letras e, repetidamente, o número dois, dispostos de forma aleatória. Todos os elementos nos remetem para cenas amorosas e para animais de estimação, cenas kitsch, ficcionadas, ou cenas de filmes, onde encontramos um mesmo padrão: o homem viril e a mulher bonita que deseja o seu abraço protector. Transmite-se e/ou questiona-se a ideia do casal como condição de felicidade.
Nos anos 60, Blake começa a trabalhar com tábuas de madeira, preferindo esse suporte à tela tradicional. Deste modo, põe em causa o meio convencional e historicamente associado à arte – a qual se encontra em transformação. Interroga também a imagem da mulher – central nesta obra –, cujas possibilidades de vida se encontram em mudança radical, trazida pelos movimentos hippie e feminista (e sobretudo pela introdução da pílula contraceptiva).
A obra exibe a evolução de um estereótipo, mas torna ambígua a relação estabelecida com ela: podemos considerá-la exaltada ou, pelo contrário, irónica e nostálgica.
AG
Novembro de 2011
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 237 | cm | suporte |
Profundidade | 23 | cm | |
Altura | 125 | cm | suporte |
Tipo | Aquisição |
Data | Novembro de 1970 |
Painting & Sculpture of a Decade 54 - 64 |
London, Calouste Gulbenkian Foundation, 1964 |
Catálogo de exposição |
Pop Art: 1956-1968 |
Milão, Silvana Editoriale, 2007 |
Catálogo de exposição |
Densidade Relativa |
Lisboa, CAM/FCG, 2005 |
ISBN:972-635-169-x |
Monografia |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian/ Heimo Zobernig and the Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation Modern Art Centre; Heimo Zobernig and the Tate Colllection/ Heimo Zobernig e a Colecção da Tate |
Lisboa/ St. Ives, 2009 |
ISBN:978-1-85437-826-2 |
Catálogo de exposição |
A Ilha do Tesouro / Treasure Island |
CAMJAP/FCG |
Curadoria: CAMJAP/FCG |
7 de Fevereiro de 1997 a 4 de Maio de 1997 Todo o espaço expositivo do CAM - pisos 0, 1 e 01, e Galeria de Exposições Temporárias. |
Comissários da exposição: Jorge Molder e Rui Sanches. |
Metamorphosis - British Art of the Sixties: works from the collections of the British Council and the Calouste Gulbenkian Foundation |
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Curadoria: Fleurette P. Karadontis |
26 de Junho de 2005 a 25 de Setembro de 2005 Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Comissários da exposição: Richard Riley, British Council, London, e Ana Vasconcelos e Melo, CAMJAP-FCG, Lisboa. |
100 Obras de Arte Britânica Contemporânea |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
Galeria de exposições temporárias, FCG |
Exposição realizada em Janeiro 1971, na Galeria de exposições temporárias, FCG. |
Painting & Sculpture of a Decade 54 - 64 |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
22 de Abril de 1964 a 28 de Junho de 1964 Tate Gallery, Londres |
Exposição organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian, na Tate Gallery, Londres. |
Densidade Relativa |
Leonor Nazaré |
Curadoria: Leonor Nazaré |
27 de Outubro de 2005 a 22 de Janeiro de 2006 HALL de entrada e Piso 1 no CAMJAP |
12-8-2006 a 26-11-2006 Centro Cultural Emmerico Nunes e Centro das Artes de Sines |
A ideia de trabalhar o conceito de densidade das obras começou por surgir com a constatação de que a palavra é muito frequente nos textos de crítica de arte. O mesmo acontece com a palavra intensidade que facilmente se associa à primeira. Rapidamente se percebe que densidade pode ser sinónimo de riqueza ou de impenetrabilidade, quando não se refere mais literalmente à acumulação de elementos no espaço, por oposição ao vazio ou à rarefacção. O pensamento em torno destas variantes conduziu à percepção de que o conceito poderia ser útil no estabelecimento de um contínuo entre a matéria do pensamento e a dos corpos e objectos, neste caso, a das obras de arte. |
Pop Art: 1956-1968 |
Azienda Speciale Palaexpo |
Curadoria: Walter Guadagnini |
24 de Outubro de 2007 a 27 de Janeiro de 2008 Scuderie del Quirinale, Roma |
Exposição sobre a Pop Art. |
Peter Blake: a retrospective |
Tate Liverpool |
Curadoria: Tate Liverpool |
29 de Junho de 2007 a 23 de Setembro de 2007 Tate Liverpool |
Exposição retrospectiva de pintura de Peter Blake, a maior desde a exposição na Tate Gallery em 1983. A exposição vai ter itinerância, mas a nossa obra não vai ser emprestada para a itinerância, pois tem outro empréstimo. |
Europop |
Kunsthaus Zürich |
Curadoria: Kunsthaus Zürich |
15 de Fevereiro de 2008 a 12 de Maio de 2008 Zurique |
Exposição colectiva. |
Pop Art: New York, Londra, Parigi, Roma |
Scuderie del Quirinale |
Curadoria: Scuderie del Quirinale |
Outubro de 2007 a Janeiro de 2008 Roma |
A Scuderie del Quirinale em Roma, organizou uma exposição intitulada "Pop Art: New York, Londra, Parigi, Roma". |
The Gulbenkian Foundation and British Art |
Tate Britain |
Curadoria: Tate Britain |
1 e 10 de Março de 2006 a Fevereiro de 2007 Londres, Tate Britain |
A exposição fez parte das comemorações dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian que começaram oficialmente a 18 de Julho de 2006. |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
CAM/FCG |
Curadoria: Jürgen Bock |
11 de Fevereiro de 2009 a 31 de Agosto Centro de Arte Moderna |
Exposição realizada em parceria com a Tate St. Ives. Inclui obras da colecção da Tate de St. Ives, do Centro de Arte Moderna e do artista Heimo Zobernig. De 24 de Maio a 31 de Agosto de 2009 estiveram expostas apenas as obras do CAM escolhidas pelo artista. |
Blast to Freeze: British Art in the Age of Extremes |
Musée d'Art Contemporain Les Abattoirs |
Curadoria: Musée d'Art Contemporain Les Abattoirs |
24 de Fevereiro de 2003 a 2 de Maio de 2003 Musée d'Art Contemporain Les Abattoirs, Toulouse |
Estima-se que 35 000 visitantes tenham visitado a exposição. |