• 1986
  • Tola
  • Inv. 88E610

Alberto Carneiro

Ionia III

Nesta obra escultórica de 1986 é manifesta a aproximação sensível à matéria, a madeira de tola, sobretudo às qualidades sensoriais evidenciadas pelo material, qualidades que, de certo modo, compensam e suavizam a sua pesada monumentalidade (1,90 m de altura). A madeira como matéria privilegiada remete-nos para a importância simbólica e material que a árvore detém e confirma o seu papel essencial na obra de Alberto Carneiro.

Em Ionia III, o espectador observa dois corpos interdependentes, que se sobrepõem numa “comunhão fecunda”: um corpo vertical, monolítico, e, sobre ele, num equilíbrio aparentemente instável, um outro corpo, ovóide. A composição indicia a presença dos corpos, masculino e feminino: o masculino, pesado e vertical, suporta o feminino que sugere leveza, movimento e sensualidade. Implícita, a noção de criação fecunda, tão cara ao artista, resulta, da articulação dos corpos e da referência à sexualidade.

Os princípios e as orientações da filosofia oriental tântrica, estudados e explorados por Alberto Carneiro em grande parte da sua obra, permitem compreender a ênfase dada à relação do corpo escultura com o corpo do espectador, constantemente solicitado; o corpo é entendido como concentração de energias, ponto de partida para uma viagem de conhecimento interior, de introspecção, mas também de conhecimento/revelação do cosmos. O yoni (de que ionia seria o aportuguesamento) é a vulva e o lingam, o falo, os dois elementos complementares da relação orgânica, sexual, de criação. O objecto escultórico surge, assim, como o resultado da união fecunda de forças e energias opostas e complementares: enquanto o corpo superior, ovóide, parece fechado sobre si, como que adormecido, o seu evidente potencial dinâmico contraria aquela primeira impressão, contrastando com o monolitismo do corpo vertical.

Plena de sensualidade, Ionia III é representativa da relação física e sensível que existe entre Alberto Carneiro e a matéria, revelando um encontro simbiótico que partilha com o espectador.

 

MG

TipoValorUnidadesParte
Altura187cm
Largura40cm
Largura35cm
TipoAquisição
Data1988
Linhas de Sombra
Lisbon, Fundação Calouste Gulbenkian - Centro de Arte Moderna, 1999
ISBN:972-635-115-4
Catálogo de exposição
Alberto Carneiro - Esculturas 1986/88
Galeria EMI- Valentim de Carvalho

Setembro a Outubro de 1988

 

Linhas de Sombra

Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Curadoria:João Miguel Fernandes e Maria Helena de Freitas e programada por Jorge Molder e Rui Sanches.

29 de Janeiro a 18 de Abril de 1999
Atualização em 02 maio 2023

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