- 1949
- Papel Agfa
- Fotografia
- Inv. FP315/1
Fernando Lemos
Gesto emoldurado
Nesta construção complexa de Fernando Lemos, o foco de atenção prolonga-se para além da parede na extensão do próprio soalho que suporta uma estrutura metálica – um imobilizador ortopédico para o braço –, encontrando no gesto das pernas da bailarina uma posição de algum modo concordante. Na parte inferior da imagem, podemos ver novamente os pés da bailarina, fotografados numa outra escala.
Estes motivos encontram-se fixados no recorte do desencontro de vários planos que, de certa forma, servem de moldura e enquadramento àquilo que é fotografado.
Porém, o reposicionamento deliberado da posição normal horizontal da estrutura ortopédica para uma posição ereta poderá indiciar uma leitura sensual e erótica, num imaginário ligado ao surrealismo e à sua prática transgressiva associada ao desejo.
A conjugação de várias exposições num mesmo negativo é um mecanismo recorrente na obra de Fernando Lemos para sugerir leituras ambíguas, numa prática operativa associada a um discurso plural de coordenadas visuais. Neste caso, é evidente a subversão da dimensão espacial contida nos diferentes planos da imagem.
José Oliveira
2022
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 50,7 | cm | papel |
Largura | 40,8 | cm | papel |
Altura | 60 | cm | moldura |
Largura | 60 | cm | moldura |
Tipo | A definir |
Data | A definir |
A l´Ombre de la Lumière - Photobienalle 2008 |
Casa da Fotografia de Moscovo do Museu de Arte Contemporânea de Moscovo |
Curadoria: Casa da Fotografia de Moscovo do Museu de Arte Contemporânea de Moscovo |
27 de Março de 2008 a 27 de Abril de 2008 Galeria Zurab do Museu de Arte Contemporânea de Moscovo |
A Casa de Fotografia de Moscovo organizou, no âmbito da Photobiennale de 2008, uma exposição de Fernando Lemos, na Galeria Zurab no Museu de Arte Contemporânea de Moscovo. entre 27 de Março e 27 de Abril do ano de 2008. |