• 1912
  • Óleo sobre tela
  • Inv. 77P2

Amadeo de Souza-Cardoso

Gemälde G / Quadro G

Esta pintura, gémea de outra muito semelhante, vive de um jogo de formas circulares e elípticas ora opacas ora transparentes que se intersectam. Neste caso, Amadeo de Souza-Cardoso parece menos investido nos contrastes cromáticos, explorando uma paleta uniforme em tonalidades de verde e azul, com algumas aberturas mais claras. A pincelada solta, associada à atmosfera verde, transporta-nos para paisagens deste período que se aproximam da abstração. Além desta sugestão mais vegetal, dada pelo verde, surge outra hipótese algo aquática, insinuada pela transparência das formas circulares, possíveis bolhas de água ou de sabão em ascensão, sobretudo o círculo aberto no canto superior direito. Em última análise, outras obras de 1911, como Lévriers/Os Galgos ou The Leap of the Rabbit [O Salto do Coelho), oscilam precisamente entre o terrestre (dos cães, da montanha ou da vegetação) e o aquático (dos coelhos que parecem peixes devido às guelras e aos saltos). Gemälde G [Quadro G] foi uma das três pinturas de Amadeo selecionadas para o Erster Deutscher Herbstsalon [Primeiro Salão de Outono Alemão], organizado por Herwarth Walden e patente de 20 de setembro a 1 de dezembro de 1913, na galeria Der Sturm em Berlim. Daí o seu título, que se manteve em alemão. Curiosamente, a palavra Gemälde reforça a escolha da letra G, que se pode vislumbrar subtilmente entre as formas circulares. É muito provável que Robert Delaunay tenha contribuído para a participação de Amadeo nesta mostra, dadas as boas ligações do pintor francês com Kandinsky e a sua exposição individual anteriormente realizada na galeria Der Sturm. Contrariamente ao Armory Show, onde Amadeo vendeu sete das oito obras exibidas, a exposição na Alemanha, em 1913, não se traduziu num sucesso comercial, nem numa apreciação positiva, tendo sido enquadrada por uma receção tendencialmente negativa ao salão. Descobriu-se recentemente que o pintor já tinha participado na III. Juryfreien Kunstschau [III Mostra de Arte sem Júri], outra exposição coletiva na capital alemã, de 26 de novembro a 31 de dezembro de 1912 na Kunsthaus Lepke.[1] Enquanto K. M. Burg, a propósito do Erster Deutscher Herbstsalon, condenava ao fracasso e à inutilidade as obras do futurista Carlo Carrà e Der Athlet de Amadeo de Souza-Cardoso[2] quadro entretanto desaparecido mas preservado por uma fotomontagem e pela reprodução no catálogo —, J. von Bülow elogiou as paisagens de Amadeo na Juryfreien Kunstschau, valorizando a sua dimensão decorativa e o uso da cor, que o distanciava agradavelmente da monotonia cinza do cubismo.[3] Com estes novos dados, a afirmação de Frederick James Gregg de que Amadeo era apreciado em Berlim e Moscovo[4], bem como a persistência de Helena de Freitas em aprofundar as afinidades entre Amadeo e a cultura germânica ganham especial sentido[5].

 

Marta Soares


[1] III. Juryfreie Kunstschau Berlin 1912, Berlin: Kunsthaus Lepke, 1912, p. 6.

[2] K. M. Burg, “Kunst. Der Erste Deutsche Herbstsalon”, Das Kleine Journal, 29 de setembro de 1913.

[3] J. von Bülow: “Paris auf der Juryfreien Kunstschau in Berlin”, Kunstchronik, nº 18, 31 de janeiro de 1913, p. 253. Agradeço a Günter Berghaus e a Irene Auerbach a gentil partilha desta crítica.

[4] Frederick James Gregg, “Letting in the Light”, Haper’s Weekly, 15 de fevereiro de 1913, citado por Catarina Alfaro, “Fotobiografia”, in Helena de Freitas (coord.), Amadeo de Souza-Cardoso. Catálogo Raisonné: Fotobiografia, Lisboa: CAMJAP Gulbenkian; Assírio & Alvim, 2007, p. 186.

[5] Ver Helena de Freitas, “Amadeo de Souza-Cardoso”, in José-Augusto França (ed.), Congresso de Arte Portuguesa Contemporânea, Funchal: Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira, 1988, pp. 104-107.

TipoValorUnidadesParte
Largura29,5cm
Altura51cm
Tipo outras
Texto"Paris"
PosiçãoAo centro, por cima da travessa de manutenção.
Tipo assinado
Texto''A DES. CARDOSO''
PosiçãoCanto inferior esquerdo
TipoAquisição
Data1977
amadeo de souza-cardoso
Lisboa, SNI, 1959
Catálogo
Artistas portugueses na V Bienal de S. Paulo
São Paulo, Museu de Arte Moderna, 1959
Catálogo
Amadeo de Souza-Cardoso : a primeira descoberta de Portugal na Europa no século XX
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna, 1983
Catálogo
20 pintores portugueses del Centro de Arte Moderno : Fundación Calouste Gulbenkian
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1984
Catálogo
Roteiro do Centro de Arte Moderna
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1985
Roteiro
Il Portogallo a Milano
Milano, Electa, 1985
Catálogo
Arte Contemporáneo Portugués
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1987
Catálogo de exposição
1912 Break up of tradition
Winnipeg, Winnipeg Art Gallery, 1987
Catálogo
Amadeo
Roma, Companhia de Seguros Bonança, 1988
Catálogo
Amadeo de Souza Cardoso
Madrid, Fundación Juan March, 1998
Catálogo
At the edge: a portuguese futurist: Amadeo de Souza Cardoso
Lisboa, Ministério da Cultura, Gabinete das Relações Internacionais; Washington : The Corcoran, 1999
Catálogo
Mondrian. Amadeo: da paisagem à abstracção
Porto, Asa, 2001
Catálogo
Sinteses=Arte+António Cardoso
[s.l.], Gémeo, 2004
Monografia
Erster Deutscher Herbstsalon
Berlim, Galerie Der Sturm, 1913
Catálogo
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza cardoso
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987
Catálogo
Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão: Roteiro da colecção
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2004
Roteiro
História da arte em Portugal: Pioneiros da modernidade. Vol. 12
Lisboa, Alfa, 1988
Monografia
História da Arte Portuguesa: Do Barroco à Contemporaneidade. Vol. III
Lisboa, Círculo de Leitores, 1995
Monografia
Amadeo de Souza-Cardoso: o português à força & Almada Negreiros: o português sem mestre
Venda Nova, Bertrand, 1986
Monografia
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Assírio & Alvim, 2006
Catálogo
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Assírio & Alvim, 2006
Catálogo
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal
Hamburg, Ernst Barlach Haus, 2007
Catálogo
TipoOutras
Texto"Quadro G" etiqueta correspondente à V Bienal do Museu de Arte Moderna de S. Paulo. Transcrição: V BIENAL DE 4 MUSEU DE ARTE MODE Cx 1 G (1) C.A.M
PosiçãoTravessa superior
NotasEtiqueta de papel correspondente `V Bienal do Museu de Arte Moderna de S. Paulo. Impresso a encarnado. Apresenta-se rasgada nos cantos.[ [Marca:Etiquetas]]
Arte Contemporáneo Portugués
Fundação Calouste Gulbenkian
Curadoria: CAM/FCG
Fevereiro de 1987 a Março de 1987
Madrid, Museo Espanõl de Arte Contemporáneo
Exposição organizada pelo CAM e pelos ministérios dos "Asuntos Exteriores" e da Cultura de Espanha. A exposição apresentou obras da Colecção do Centro de Arte Moderna e de colecções particulares.
20 pintores portugueses del Centro de Arte Moderno, Fundación Calouste Gulbenkian
4 a 23 de Junho de 1984
Centro Cultural Caja de Ahorros de Vigo
Exibiu 6 obras de Amadeo.
Amadeo de Souza - Cardoso: a primeira descoberta de Portugal na Europa no século XX
Fundação Calouste Gulbenkian
Curadoria: Paulo Ferreira
Julho a Dezembro de 1983
Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
Exposição que integrou a Inauguração do Centro de Arte Moderna.
Erster Deutscher Herbstsalon
20 de Setembro a Novembro de 1913
Galerie Der Sturm
Exposição organizada pela galeria Der Sturm, dirigida por Herwarth Walden.
Il Portugallo a Milano
7 de Março a 21 de Abril de 1985
Palazzo Reale
Exibiu 20 obras de Amadeo.
Artistas Portugueses na V Bienal de S. Paulo
Setembro a Dezembro 1959
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Nesta bienal foi dedicada uma sala exclusivamente a Amadeo (Sala Amadeo de Souza - Cardoso).
amadeo de souza-cardoso
Paulo Ferreira
Maio de 1959
Secretariado Nacional de Informação - Palácio Foz
Junho de 1959
Museu Nacional Soares dos Reis
Exibiu 172 obras de Amadeo, não estando todas identificadas.
1912 Break up of Tradition
7 de Agosto a 4 de Outubro de 1987
Winnipeg Art Gallery
Exibiu 2 obras de Amadeo.
Amadeo
11 de Junho a 3 de Julho de 1988
Palazzo Lazzarini
Exibiu 27 obras de Amadeo.
Amadeo de Souza Cardoso
16 de Janeiro a 1 de Março de 1998
Fundación Juan March
Exposição co-organizada pelo Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian. Exibiu 54 obras de Amadeo.
Mondrian. Amadeo: da paisagem à abstracção
28 de Junho a 30 de Setembro de 2001
Museu de Arte Contemporânea de Serralves
Exibiu 32 obras de Amadeo.
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza cardoso
Fundação Calouste Gulbenkian
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian
20 de Julho de 1987 a 31 de Outubro de 1987
Fundação Calouste Gulbenkian
Exposição realizada no âmbito do centenário do nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso.
Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão
Obras de Amadeo que fazem parte da colecção do CAM, presentes na exposição permanente.
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas
Curadoria: FREITAS, Helena de
15 de Novembro de 2006 a 15 de Janeiro de 2007
Fundação Calouste Gulbenkian
Integra 193 obras de Amadeo e 77 obras de artistas internacionais.
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal
2 de Dezembro de 2007 a 30 Março de 2008
Ernst Barlach Haus
Apresentou 66 obras de Amadeo.
Atualização em 05 abril 2024

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