- 1989
- Platex
- Tinta acrílica, Grafite, Tinta de esmalte e Colagem
- Inv. 95P349
Álvaro Lapa
Francisco de Assis
As séries que constituem o conjunto da obra pictórica de Lapa foram diversas vezes objecto de exposições individuais, justificando o artista quando afirmava “pintar mais exposições do que quadros”. Quixote na Bastilha é o título da exposição apresentada na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em 1993, e da série a que pertence Francisco de Assis. Exemplo da metodologia utilizada por Lapa, na ligação entre a pintura e literatura, este conjunto de obras é composto por oito quadros que se relacionam como uma narrativa, não no sentido diegético, mas numa combinação aparentemente aleatória e desordenada. Francisco de Assis torna-se o primeiro quadro de uma encenação que envolve outras personagens históricas e literárias tão díspares como Cléopatra ou Sinbad. Esta obra afasta-se das características e da coerência estilística que a crítica aponta em Lapa. O autor reutiliza como suporte uma sua pintura; a superfície creme, lisa, dividida por um traço amarelo, oculta Os treze cartões de «art moderne», presente na Exposição 73, também na SNBA, que se descobre nas formas sugeridas no plano superior do quadro. Lapa vai associar a Francisco de Assis, e a cada quadro desta série, um pequeno texto-legenda que não nos esclarece nem ajuda na compreensão das obras; ele funciona antes como uma cifra, fragmento de ficção, criando na obra uma relação ambígua entre a escrita e a imagem.
AS
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 133,6 | cm | suporte |
Profundidade | 4,5 | cm | moldura |
Largura | 44,8 | cm | suporte |
Altura | 137 | cm | moldura |
Largura | 48 | cm | moldura |
Tipo | medidas |
Texto | 135 x 46 |
Posição | verso da moldura na margem lateral direita |
Tipo | assinatura |
Texto | Lapa |
Posição | frente, c.i.e. |
Tipo | Aquisição |
Data | Janeiro de 1995 |
Panorama arte portuguesa no século XX |
Porto, Fundação de Serralves, Campo das Letras, 1999 |
Monografia |
Álvaro Lapa: A Voz das Pedras |
Lisboa, Assírio & Alvim, 2006 |
Monografia |
Álvaro Lapa: Retrospectiva |
Porto, Fundação de Serralves, 1994 |
Catálogo de exposição |
Quixote na Bastilha |
Lisboa, Sociedade Nacional de Belas-Artes, 1993 |
Catálogo de exposição |
Artistas em Évora no Século XX |
Évora, Câmara Municipal de Évora, 1996 |
Catálogo de exposição |
Arte Portugués desde 1960 en la Colección del Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão |
Corunha, Fundación Pedro Barrié de la Maza, 1998 |
Catálogo de exposição |
Tipo | Etiqueta autocolante |
Texto | Exposição 73 |
Posição | verso na parte junto à margem lateral esquerda |
Notas | Restos de etiqueta |
Tipo | Etiqueta autocolante |
Posição | verso na parte junto à margem lateral direita |
Notas | Restos de etiqueta |
Tipo | Etiqueta autocolante |
Texto | CAM 95P349 Alvaro Lapa Francisco de Assis, 1989 grafite, esmalte, acrílico/platex 135x45 CAM |
Posição | verso, ao centro junto à margem superior |
Artistas em Évora no Século XX |
Rui Mário Gonçalves |
Curadoria: Rui Mário Gonçalves |
1996 a 1996 Évora |
Álvaro Lapa: Retrospectiva |
CAM/FCG |
Curadoria: PERNES, Fernando |
1994-05-19 a 1994-07-17 Fundação de Serralves, Porto |
1994-09-06 a 1994-10-30 Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão |
Exposição comissariada por Fernando Pernes e apresentada na Fundação de Serralves e no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão. |
Quixote na Bastilha |
Sociedade Nacional de Belas-Artes |
Curadoria: Sociedade Nacional de Belas-Artes |
1993-04-06 a 1993-04-30 Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa |
Projecto e selecção de Álvaro Lapa e Hugo Lapa. |
Arte Portugués desde 1960 en la Colección del Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão |
Jorge Molder |
Curadoria: Fundación Pedro Barrié de la Maza |
1998-06-04 a 1998-09-15 Fundación Pedro Barrié de la Maza, Corunha |