• 1994
  • Papel Somerset
  • Água-forte e Água-tinta
  • Inv. GE592

Paula Rego

Crow (corvus corone)

A presente gravura integra um conjunto de quatro que Paula Rego realizou em torno do tema do corvo. Contrariamente às restantes três — publicadas pela Marlborough Graphics e intituladas A Crow and his Cat, The Crow’s House e The Night Crow —, esta gravura integrou um portfólio editado pela Byam Shaw School of Art, destinado a criar fundos para bolsas de estudos dessa instituição.*

 

Desconhecem-se ligações entre estas quatro gravuras e alguma obra literária em particular. Se elas colhem alguma inspiração nos poemas O Corvo de Edgar Allan Poe ou Corvo de Ted Hughes, os laços narrativos não são evidentes. Sabemos, contudo, que Paula Rego observou corvos ao natural para realizar estas obras, chegando, inclusivamente, a visitar um hospital para corvos doentes.**

 

Exceptuando uma das gravuras — The Night Crow —, todas elas nos apresentam um imponente corvo na presença de gatos, dominando-os. Em conjunto, as quatro gravuras parecem funcionar como uma pequena narrativa, cujo fio nos cabe imaginar. O protagonismo do corvo é-nos transmitido não só pela sua forte presença plástica — em primeiro plano, impondo-se pela sua escala e pela mancha de negro que o constitui, bem como pela atitude de domínio sobre si e demais personagens —, mas também pelas sugestões narrativas dos títulos: A Crow and his Cat (denotando a posse do gato por parte do corvo), The Crow’s House (denotando o domínio sobre um espaço partilhado com outros habitantes).

 

Estes elementos ajudam-nos a iluminar os possíveis significados da gravura em questão, intitulada simplesmente Corvo. Nela vemos em primeiro plano um grande corvo negro, dominando pela escala e pela mancha de negro toda a composição. Está colocado sobre o que parece ser uma mesa, onde também jaz um tudo de tinta (índice da própria presença da artista, como se o plano da mesa sobre a qual trabalha se prolongasse e entrasse na dimensão da gravura, fazendo uma ligação entre as duas realidades). Em segundo plano, observamos três gatos acossados, olhando temerosamente para o corvo. O contraste cromático entre a grande mancha negra do corpo do corvo e o branco do seu bico, do tubo de tinta e do listado dos gatos conduz o olhar do espectador pela gravura, numa triangulação que acaba por enquadrar o corvo. O seu protagonismo é assim inequívoco, arrastando a ameaça que a atitude dos gatos traduz para fora da gravura através do olhar que nos lança. 

 

 

 

* Para o portfólio em questão, intitulado Nine London Birds, foi pedido a oito artistas que ilustrassem aves diferentes. Talvez aqui resida a explicação para a escolha do tema do corvo por parte da artista. T.G Rosenthal, Paula Rego. Obra Gráfica Completa, Vol. 3, Lisboa, Cavalo de Ferro/Jornal de Letras/Visão, 2005, p. 83

 

** Idem, p. 8

 

 

 

 

Luísa Cardoso

Julho 2014

 

TipoValorUnidadesParte
Altura22,5cmchapa
Largura19cmchapa
Altura41cmpapel
Largura30,4cmpapel
Tipo assinatura
Posiçãocanto inferior direito
TipoAquisição
Data25.05.1995
TipoCarimbo
TextoBS (Byam Shaw)
Posiçãocanto inferior direito - sob a imagem de 3mm largura a vermelho
Atualização em 23 janeiro 2015

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