- 1975
- Papel
- Guache
- Inv. DP240
Paula Rego
Contos Populares Portugueses: o diabo gato – three little devils wrapped in white thread
O Diabo Gato – Três Diabinhos Atados por um Cordel Branco parece recriar a atmosfera nocturna de uma floresta encantada: o predomínio de vermelhos e laranjas na representação da paisagem evoca um momento crepuscular ou nocturno, onde a economia de meios ao nível do desenho faz ressaltar o depurado das formas e a presença da cor.
Nesta unidade da paisagem, destaca-se, em primeiro plano, o grupo dos três diabinhos, cujo amarelo dos corpos lhes confere uma luminosidade própria. Com efeito, o contraste da elaboração das suas formas e da sua coloração com a comparativa depuração e homogeneidade cromática da paisagem tornam-nos o centro da composição.
Num plano intermédio, distinguimos uma personagem masculina, que espia a cena, alinhada cromaticamente, pelo roxo da sua indumentária, com as manchas de azul que pontuam esparsamente a composição. No conto em questão, refere-se à personagem que acolhe um gato em sua casa, sem saber tratar-se de um diabo, que introduz a discórdia na sua vida matrimonial. Porém, certo dia, a caminhar por pinhais, escuta três diabos a conversar, descobrindo então a identidade e estratégia do gato que acolhera. Como forma de quebrar o feitiço, o homem é aconselhado a atar um cordão ao gato, juntar-lhe um feixe de alecrim e lançar-lhe fogo, fechando-o numa divisão da casa.*
A reinterpretação de Paula Rego desta versão (recolhida por Leite de Vasconcellos) parece assim condensar dois momentos narrativos: o da descoberta da verdadeira identidade do gato (na floresta) e a estratégia do homem para afastar o diabo que acolhera (em casa). Mais uma vez, constatamos que a narrativa funciona apenas como um mote para a reinterpretação da autora: longe da ilustração, o que nos oferece é uma metamorfose do conto através da sua reflexão plástica.
* Ver José Leite de Vasconcellos (coligido), Contos Populares e Lendas, Coimbra, Universidade de Coimbra, 1963, p. 373
Luísa Cardoso
Julho 2014
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 70 | cm | |
Largura | 50 | cm |
Tipo | título |
Texto | O Diabo gato - three little devils wrapped in white thread |
Posição | Verso, margem inferior |
Tipo | Aquisição |
Data | 1976 |
50 Anos de Arte Portuguesa |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007 |
ISBN:978-972-678-043-4 |
Catálogo de exposição |
Representação Portuguesa à XIII Bienal de São Paulo |
São Paulo, XIII Bienal, 1975 |
Catálogo |
Paula Rego |
Lisboa, CAM - Fundação Calouste Gulbenkian, 1988 |
Catálogo |
Artistes portugaises |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1977 |
Monografia |
50 Anos de Arte Portuguesa |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
6 de Junho de 2007 a 9 de Setembro de 2007 Sede da FCG, Piso 0 e 01 |
Exposição programada pelo Serviço de Belas-Artes e pelo Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian. Comissariado: Raquel Henriques da Silva, Ana Ruivo e Ana Filipa Candeias |
Arte Moderna Portuguesa 1968 - 1978: Obras Pertencentes às Colecções da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian |
Rui Mário Gonçalves |
Curadoria: Sociedade Nacional de Belas-Artes |
1979-09-01 a 1979-09-30 Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa |
Exposição comissariada por Rui Mário Gonçalves. |
Representação Portuguesa à XIII Bienal de São Paulo |
José Sommer Ribeiro |
Curadoria: José Sommer Ribeiro |
Representação Portuguesa à Bienal de 1975, organizada por José Aleixo da França Sommer Ribeiro. |
Artistes portugaises |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Centre Culturel Calouste Gulbenkian |
Exposição organizada pela Sociedade Nacional de Belas Artes em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian. |