- 1975
- Papel
- Guache
- Inv. DP238
Paula Rego
Contos Populares Portugueses: as três cabeças de oiro – girl setting on a well with heads on foreground
“As Três Cabeças de Oiro”, talvez o guache com uma formulação mais convencional desta série sobre contos populares, ilustra um conto sobre uma princesa que abandona o seu palácio, devido ao clássico motivo de uma madrasta malévola, levando consigo apenas parcos géneros alimentares. Encontrando pelo caminho um velho, propõe-lhe partilhar com ele a sua refeição, generosidade que lhe granjeará conselhos preciosos, como seja cuidar das cabeças de ouro que encontrará mais adiante no seu caminho. Quando com elas se depara, à beira de um poço, estas pedem-lhe que as lave, penteie e pouse para secar, de modo a estarem bonitas para quando alguém passar. Assim faz a princesa. Como recompensa, as três cabeças concedem-lhe vários dons: “que seja tão bela que encante o mais poderoso príncipe do mundo”, “que tenha uma voz tão doce que exceda o rouxinol” e que “se torne rainha do maior príncipe que reine”. O seu destino assim se cumprirá.
As opções que Paula Rego faz ao nível da composição revelam, todavia, a sua interpretação pessoal do conto. Mais do que o destino clássico da princesa — que, depois de vencer as diversas provações, tem um final feliz à sua espera —, parece interessá-la o tema das três cabeças de ouro. Estas surgem destacadas, em primeiro plano e como motivo central da composição, sendo a princesa relegada para o plano mais longínquo e representada quase de costas, numa rotação de três quartos que não permite ao observador ver o seu rosto — apenas distinguir a sua presença e adivinhar o seu alheamento. São deste modo as cabeças de ouro o tema que mais entusiasma a autora no conto em questão, como também o comprova a diferente formulação que lhe merecerão três anos mais tarde, altura em que voltam a ser tema de uma das suas esculturas em pano, lã, plástico e kapok (Cf. As Três Cabeças de Oiro, 1978, Colecção Inês de Brito).
Enquadradas por motivos florais que exploram a sinuosidade da linha, o primeiro plano das cabeças de ouro estabelece uma relação com o segundo plano da princesa através de uma diagonal, a qual orienta o movimento do olhar entre o canto inferior esquerdo da composição e o seu canto superior direito. O predomínio do desenho na estruturação das formas convive com grandes manchas de cor — como o verde do chão que liga os dois planos, o castanho das árvores —, as quais preenchem de modo colorista os limites impostos pela linha, funcionando, simultaneamente, como o “fundo” sobre o qual, também Paula Rego, “poisa” o desenho.
Luísa Cardoso
Julho 2014
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Comprimento | 50,5 | cm | |
Altura | 70,3 | cm |
Tipo | título |
Texto | As três cabeças de oiro - girl setting on a well with heads on foreground |
Posição | Verso, margem inferior |
Tipo | Aquisição |
Data | 1976 ? |
50 Anos de Arte Portuguesa |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007 |
ISBN:978-972-678-043-4 |
Catálogo de exposição |
Arte Moderna Portuguesa 1968 - 1978: Obras Pertencentes às Colecções da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian |
Lisboa, Sociedade Nacional de Belas-Artes, 1979 |
Catálogo de exposição |
Representação Portuguesa à XIII Bienal de São Paulo |
São Paulo, XIII Bienal, 1975 |
Catálogo |
Paula Rego |
Lisboa, CAM - Fundação Calouste Gulbenkian, 1988 |
Catálogo |
50 Anos de Arte Portuguesa |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
6 de Junho de 2007 a 9 de Setembro de 2007 Sede da FCG, Piso 0 e 01 |
Exposição programada pelo Serviço de Belas-Artes e pelo Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian. Comissariado: Raquel Henriques da Silva, Ana Ruivo e Ana Filipa Candeias |
Arte Moderna Portuguesa 1968 - 1978: Obras Pertencentes às Colecções da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian |
Rui Mário Gonçalves |
Curadoria: Sociedade Nacional de Belas-Artes |
1979-09-01 a 1979-09-30 Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa |
Exposição comissariada por Rui Mário Gonçalves. |
Representação Portuguesa à XIII Bienal de São Paulo |
José Sommer Ribeiro |
Curadoria: José Sommer Ribeiro |
Representação Portuguesa à Bienal de 1975, organizada por José Aleixo da França Sommer Ribeiro. |
Paula Rego |
CAM/FCG |
Curadoria: CAM/FCG |
1988-05-05 a 1988-06-05 Galeria de Exposições Temporárias da Fundação Gulbenkian, Lisboa |
1988-06-20 a 1988-07-31 Casa de Serralves, Porto |
Exposição retrospectiva organizada e seleccionada por Paula Rego, José Sommer Ribeiro, Maria José Moniz Pereira e Ruth Rosengarten. |