Hugo Canoilas. Moldada na Escuridão
Moldada na Escuridão é uma exposição individual de Hugo Canoilas (Lisboa, 1977) que dá corpo a uma investigação sobre o fundo marinho – um dos ambientes mais omnipresentes, mas igualmente mais desconhecidos do planeta Terra –, iniciada pelo artista em 2020. Com curadoria de Rita Fabiana, a exposição apresenta uma instalação imersiva e multissensorial na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian.
A publicação que acompanha a exposição abre com o texto «The Gray Beginnings», um dos capítulos da obra The Sea Around Us, da autoria da bióloga marinha, ecologista e escritora Rachel Carson (1907-1964). Este texto seminal, de onde foi retirado o título da exposição, é um estudo científico que narra de modo poético a formação do oceano, berço da vida na Terra. Esta é também a primeira vez que é editado em Portugal.
A publicação conta com um ensaio visual do fotógrafo e artista Daniel Malhão, que captou as obras da exposição no Jardim Gulbenkian, multiplicando as possibilidades de relação que estabelecemos com as obras. A publicação inclui ainda um texto de apresentação do diretor do CAM, Benjamin Weil, e um ensaio da curadora da exposição sobre o projeto do artista. O design é da autoria de Márcia Novais.
Ficha técnica
- Textos:
- Benjamin Weil (apresentação), Rachel Carson, Rita Fabiana
- Idioma:
- Português / Inglês
- Coordenação editorial:
- Patrícia Rosas, Ana Teresa Santos
- Editado:
- 2022
- Entidade
- CAM - Centro de Arte Moderna Gulbenkian
- Dimensões:
- 170 x 240 mm
- Capa:
- Otabind (papel Munken Lynx 240 g)
- Páginas:
- 92 (papel Munken Lynx 130 g)
- ISBN:
- 978−989−8758−83−5