Arte e Arquitetura entre Lisboa e Bagdade
Integrado na série Conversas, o caderno da exposição Arte e Arquitetura entre Lisboa e Bagdade. A Fundação Calouste Gulbenkian no Iraque, 1957-1973, com textos da autoria dos dois curadores da mostra, inclui uma versão portuguesa e uma versão inglesa.
A introdução, assinada por ambos os curadores, explica sucintamente os objetivos do projeto, enquadrando a ação da Fundação Calouste Gulbenkian no Iraque entre 1957 e 1973, sobretudo no âmbito das práticas artísticas e da arquitetura.
O ensaio que se segue, da autoria de Patrícia Rosas, analisa a origem e as circunstâncias que explicam a formação do núcleo de arte moderna iraquiana da Coleção Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, raro no panorama museológico internacional. As ilustrações que o acompanham são assim maioritariamente reproduções de obras de arte da Coleção Moderna, pontuadas por algumas imagens de teor mais documental.
Finalmente, o texto de Ricardo Costa Agarez, partindo de uma investigação fortemente documental nos Arquivos Gulbenkian, dá a conhecer as características e o contexto em que se inserem as duas principais realizações arquitetónicas promovidas diretamente pela Fundação no Iraque, mais concretamente em Bagdade: o Modern Arts Centre, aberto ao público em 1962, e o complexo desportivo conhecido como Estádio do Povo, inaugurado em 1966. Naturalmente, o conjunto de imagem selecionadas para este texto corresponde sobretudo a fotografias dos edifícios em análise – em construção ou concluídos – e a reproduções de desenhos arquitetónicos.
Ficha técnica
- Textos:
- Patrícia Rosas e Ricardo Costa Agarez
- Idioma:
- Português/Inglês
- Editado:
- 2018
- Entidade
- Museu Calouste Gulbenkian
- Dimensões:
- 300 mm x 200 mm
- Capa:
- Brochado
- Páginas:
- 40
- ISBN:
- 978-989-8758-54-5