Lourdes Castro no MUDAS
O MUDAS inaugurou a 9 de dezembro de 2022 a exposição uma homenagem à vida e ao trabalho artístico de Lourdes Castro (1930-2022). Com curadoria de Márcia de Sousa, diretora do museu, a exposição reúne c. de 300 obras de várias coleções nacionais, públicas e particulares, e documentação inédita oriunda do arquivo de Lourdes Castro,e por isso procura mostrar a maior abrangência possível da obra da artista.
O CAM participa nesta exposição através do empréstimo de três obras do acervo: a pintura acrílica Auto-Retrato, datada de 1954, Caixa Madeira (1963), uma obra de assemblage com peças de madeira coladas numa caixa também ela de madeira, e In the Café (1964), composta por duas placas de plexiglass que destacam a silhueta de duas figuras e que desenvolvem o tema da sombra no trabalho da artista.
A exposição comemora o trabalho de uma artista emblemática da arte portuguesa e propõe acompanhar toda a carreira de Lourdes Castro, desde o momento em que sai da Madeira, estuda em Lisboa, vive em Paris e Berlim, regressando mais tarde à sua terra natal, onde acabaria por falecer a 8 de janeiro de 2022.