Lourdes Castro na Contextile 2022
A 6.ª edição da bienal Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea realiza-se em Guimarães, entre 3 de setembro e 30 de outubro deste ano, apresentando uma vasta programação em torno da arte têxtil contemporânea, incluindo exposições, conversas, workshops e residências artísticas.
O CAM associa-se à bienal através da cedência da obra Sombra deitada de Umberto Spínola (1971), da autoria de Lourdes Castro, que será apresentada na exposição 10 Artistas – O Têxtil na Arte Portuguesa, a decorrer no Centro Internacional de Artes José de Guimarães. A exposição foca-se na obra de artistas portugueses que incluíram o têxtil nas suas produções, sobretudo nas décadas de 1960/1970, quando a prática se tornou mais comum.
Para além de Lourdes Castro, a exposição também mostra peças da autoria de Ana Vieira, António Barros, Eduardo Nery, Gisella Santi, Joana Vasconcelos, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, José de Guimarães, Leonor Antunes e Margarida Reis. Conheça o programa completo da Bienal.