Encerramento do projeto «4 OLHOS»
Desde julho de 2022 o Parque da Bela Vista tem sido palco da encruzilhada de olhares, histórias, conversas, lugares e caminhos dos bairros de Chelas através do projeto participativo 4 OLHOS, em crioulo cabo-verdiano 4 ODJU.
Pensado para um contentor marítimo instalado numa das entradas do Parque, o projeto apresenta dois níveis de fruição: no interior, pode ser vista uma instalação multimédia composta por cinco vídeos; no exterior, o contentor acolhe um mural de arte urbana criado pelo artista António-Pedro e por um grupo de moradores da zona. Os visitantes podem aceder aos vídeos através de pequenos orifícios abertos no contentor.
O objetivo de 4 OLHOS foi «cruzar o olhar de quem não vai ao CAM com o olhar de quem não vai ao Bairro». Ao longo de vários meses, o contentor marítimo deu as boas-vindas aos visitantes do Parque da Bela Vista, tendo sido acompanhado de várias atividades, como visitas, conversas e momentos de convívio.
No dia 29 de julho, o encerramento deste projeto foi celebrado com uma festa que incluiu a projeção ao ar livre dos vídeos que integram a instalação. Além do convívio e da partilha de histórias e experiências, os participantes tiveram a oportunidade de saborear uma deliciosa cachupa, preparada em colaboração com os moradores, ao som de um DJ local. Até ao dia 4 de setembro ainda pode visitar o contentor.
Este projeto faz parte da programação CAM em Movimento, cujo objetivo é sair dos muros da Fundação e alargar a sua ação na área metropolitana de Lisboa, criando ligações com os públicos fora dos lugares habituais das obras de arte. A programação propõe vários outros projetos até à abertura do edifício, em maio de 2024: fique a conhecer os outros projetos no nosso website.