Contentor do «CAM em Movimento» doado à associação Kriativu
Marvila vai ter um novo espaço para desenvolver projetos abertos às comunidades de moradores. Um dos contentores marítimos que, desde 2021, têm sido instalados pela cidade de Lisboa com uma programação fora de portas – o CAM em Movimento –, foi doado à Associação Kriativu, um espaço de desenvolvimento comunitário e de criatividade que atua em diferentes áreas – arte urbana, música, vídeo, fotografia e mobilidade.
As ideias são várias, como adianta Nuno Varela, fundador da associação: «A primeira ideia foi o contentor servir como ponto de recolha e entrega de bicicletas para a comunidade andar pelo parque e pelo bairro». Usar este espaço para projetos temporários ao longo do ano também é uma hipótese a considerar: «uma galeria de arte durante 3 meses ou um espaço de gravação por outros 3 meses», exemplifica o fundador.
O CAM e a Associação Kriativu, têm vindo a fazer parcerias que resultaram em projetos como 4 OLHOS / 4 ODJU, em 2022, e Side Trip, em 2023. Nuno Varela explica como estes projetos têm contribuído para o desenvolvimento da Kriativu, de outras entidades locais e das comunidades envolventes: para as entidades «porque aprenderam e aplicaram novas formas de trabalho e novas abordagens» e para as comunidades «que de uma forma direta têm acesso a cultura de forma gratuita, com conhecimento de dentro, fazendo coisas que não se viam a fazer».