«A Brasileira» no MNAC
A partir de 26 de junho poderá visitar, no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC), a exposição A Brasileira do Chiado. Café Museu 1925-1971. Com curadoria de Maria Aires Silveira e Raquel Henriques da Silva, a exposição assinala o 50.º aniversário da encomenda, realização e exposição do conjunto de obras que fez parte da segunda decoração do famoso café «A Brasileira», no Chiado (1971).
Esta iniciativa de 1971 partiu do decorador e antiquário Joachim Mitnitzky e procurou relembrar o projeto original do café, de 1925, altura em que foram encomendadas para apresentar n’«A Brasileira» várias pinturas modernistas a José de Almada Negreiros, Eduardo Viana, Jorge Barradas, António Soares, Bernardo Marques e José Pacheko.
Estas pinturas originais foram retiradas no final da década de 1960, integrando diferentes coleções, como a coleção de Jorge de Brito, que doou posteriormente à Fundação duas obras da autoria de Almada Negreiros agora cedidas para esta exposição e que correspondiam ao primeiro e terceiro painéis decorativos da zona ocidental: As banhistas e Auto-retrato num grupo. Nesta última, Almada retrata-se sentado a uma das mesas do próprio café.
Para além das obras, será apresentada documentação, em alguns casos inédita, como fotografias que José Luís Madeira realizou aquando da instalação das pinturas nas paredes do café, que decorreu exatamente na noite de 26 de junho de 1971. A exposição pode ser visitada até 26 de setembro no piso 0 do MNAC.