Por iniciativa do jornalista Norberto de Araújo, do Diário de Lisboa, e do arquitecto José Pacheco, director da revista Contemporânea, a decoração da Brasileira do Chiado, aquando da sua remodelação em 1924-1925, é entregue aos modernistas Eduardo Viana, António Soares, Jorge Barradas, Stuart Carvalhais, Bernardo Marques, José Pacheco, e José de Almada Negreiros. Almada executou o primeiro e o terceiro dos painéis decorativos, do lado ocidental: duas Banhistas e este Auto-Retrato Num Grupo, sentado em volta de uma das mesas do próprio café.
As quatro figuras representadas neste quadro estão identificadas (da esquerda para a direita): Almada Negreiros, a bailarina e actriz espanhola Júlia de Aguilar, a actriz Aurora Gil, e o cientista Francisco Nazareth. Algumas das obras destinadas à Brasileira, e esta nomeadamente, haviam sido expostas no I Salão de Outono em Janeiro de 1925. Embora mal recebidos pela maior parte da crítica e dos frequentadores da Brasileira, os novos quadros transformam o café na única «galeria» modernista então possível na capital portuguesa.
Sara Afonso-Ferreira
Maio de 2010