Fernando Calhau. Work in Progress
A 18 de outubro de 2001, o Centro de Arte Moderna inaugurou uma exposição dedicada a Fernando Calhau (1948-2002), com curadoria de Delfim Sardo, curador, ensaísta e professor. Intitulada Work in Progress, esta foi a última grande exposição individual que o artista concretizaria em vida, e foi precedida de uma segunda mostra, Passageiro Assediado, centrada num conjunto de desenhos do artista e também apresentada no CAM.
Work in Progress incluiu obras de Fernando Calhau de vários media – pintura, fotografia, fotogravura, filme. O catálogo que acompanhou a exposição integrou uma entrevista ao artista realizada pelo curador, bem como reproduções de obras, fotografias do ateliê de Fernando Calhau e entradas de catálogo da autoria de Doris von Drathen.
A exposição explorou conceitos-chave da obra de Calhau, como o serialismo, o minimalismo ou o monocromatismo, e contou com várias obras de diferentes coleções e instituições, como o Museu de Serralves, o Museu de Arte Contemporânea do Funchal, a Coleção Berardo, a Fundação Cupertino de Miranda, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Cinemateca Portuguesa.
Paralelamente, foi realizado, por Luís Miguel Correia, um documentário acerca da obra do artista, posteriormente projetado no CAM em várias sessões. Fizeram-se ainda várias visitas orientadas à exposição, que foi bem recebida pela crítica, tal como acontecera com a exposição de desenhos.
História das Coleções
No catálogo digital, pode explorar as 1343 exposições de arte organizadas pela Fundação entre 1957 e 2016.
Saber mais