No Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian apresenta-se, num contentor marítimo, um ciclo de vídeos da Coleção do CAM.
O filme de Lida Abdul, White Horse, mostra um velho afegão a pintar de branco, com um pincel, o seu cavalo preto. Quando lhe perguntam porque o faz, ele explica que é um remédio para que a doença não se espalhe por todo o corpo do cavalo, mas também declara que os turistas gostam de branco e que «é bom para o negócio». Este filme pode ser visto como uma alegoria da guerra do Médio Oriente. Ao pintar o cavalo de branco, há um intuito de pureza e renovação que ajuda a ultrapassar a dor da guerra. Aqui, também as belas paisagens contrastam com a desolação psicológica e o inesperado da situação suscitado pelo afegão.
CICLO COMPLETO
15 out – 01 nov 2021
João Onofre, Untitled (N’en Finit Plus), 2010-2011
04 nov – 22 nov 2021
Lida Abdul, White Horse, 2006
25 nov – 13 dez 2021
Pedro Barateiro, The Current Situation, 2015
16 dez 2021 – 10 jan 2022
Fernando José Pereira, The man who wanted to collect Time, 2012
Este ciclo de vídeos da Coleção explora conceitos relacionados com a solidão, a guerra, com questões socias e políticas na presença da paisagem e da natureza como cenários de fundo.
Curadoria: Patrícia Rosas e Rita Albergaria
VÍDEOS
Não foram encontrados resultados.
Benjamin Weil fala sobre a criação do programa «CAM em Movimento» e a instalação do contentor marítimo no Jardim Gulbenkian
CAM EM MOVIMENTO
CAM em Movimento é uma programação «fora de portas», que reúne um conjunto de intervenções site-specific de artistas e exposições com obras da Coleção em diferentes espaços da cidade de Lisboa e da área metropolitana.
Saber mais
PROGRAMAÇÃO COMPLEMENTAR
CAM em Movimento I
Quarta, 10 de novembro, 17:00 / Facebook
Com Benjamin Weil e Rita Fabiana
Em português e em inglês
Saber mais
CAM em Movimento II
Quarta, 14 de dezembro, 17:00 / Facebook
Com Patrícia Rosas e Rita Albergaria
Em português
Saber mais