Escola das Emoções
Metodologias Experimentais
Através de uma fórmula lúdica, criativa e divertida, o projeto propõe ensinar que todos nós somos “emoções”. Apesar de sermos e dependermos em muito das emoções, frequentemente sentimos dificuldade em expressá-las, em partilhá-las com os outros e muitas vezes até em tentar compreendê-las. O primeiro passo será conhecer o comportamento, através do conhecimento do nosso corpo e das nossas reações fisiológicas, usando técnicas neurofisiológicas, de conhecimento e controlo do corpo. O segundo passo baseia-se no conhecimento das emoções (medo, raiva, tristeza e alegria) e a grande diferença entre emoções e sentimentos, fazendo a destrinça destes dois conceitos. O terceiro passo, passa por perceber quando o nosso corpo sente, age ou reage a determinados estímulos, procurando esclarecer a razão de ser de tais acontecimentos. Por fim no quarto e último passo, ensinamos a gerir emoções e a percebê-las de forma a serem ajustadas às situações sociais.
Competências a desenvolver:
Adaptabilidade
Comunicação
Resiliência
Autorregulação
Pensamento criativo
Resolução de problemas
Contextos de Intervenção:
Escola
Comunidade
Domínios de Intervenção:
Educação
Solidariedade
Concelhos de Implementação:
Leiria
Intervalo de Idade dos Beneficiários:
0-12 Anos
Nº total Beneficiários Diretos:
128
Fase do Projeto:
Em desenvolvimento
Duração:
24 meses
Percentagem de financiamento atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian:
56,48% – 29 800,00 €