Escola Básica e Integrada de Ribeira Grande

Metodologias Experimentais

O objetivo geral é melhorar a saúde mental e o bem-estar das crianças participantes no projeto (beneficiários diretos) através do desenvolvimento de competências de resiliência, comunicação, adaptabilidade e resolução de problemas. O projeto tem por base a narração de histórias, o processamento da história e transferência para situações de vida real, atividades interativas e práticas, tais como jogos, role-play, artes plásticas e expressivas. As sessões de Coaching para docentes, assim como as sessões de Interação Parental para os pais das crianças privilegiam os debates e o role-play. A formação aos assistentes operacionais recorre a exposição de conteúdos, debates e estudos de casos com os formandos. A metodologia é sustentada por um enquadramento teórico desenvolvido a partir da tipologia de programas de Aprendizagem SEL (Social and Emocional Learning). É uma metodologia de intervenção inclusiva e universal, direcionada para todas as crianças da sala de aula, mas com atividades que refletem a diversidade, particularmente as crianças mais vulneráveis.

Competências a desenvolver:
Resiliência
Comunicação
Adaptabilidade
Resolução de problemas

Contextos de Intervenção:
Comunidade
Escola
Família

Domínios de Intervenção:
Saúde
Educação

Concelhos de Implementação:
Ribeira Grande

Intervalo de Idade dos Beneficiários:
0-12 Anos

Nº total Beneficiários Diretos:
142

Fase do Projeto:
Finalizado

Duração:
12 meses

Percentagem de financiamento atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian:
60,00% – 17 989,00 €

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.