Estudo da modelação de terreno

Estudo da modelação de terreno que procura responder às orientações de continuidade interior – exterior a privilegiar entre o jardim – edifício – envolvente,  de acordo com o programa de concurso.

Este estudo contribuí juntamente com um outro esquiço (onde se relaciona a continuidade do espaço e a continuidade visual com a modelação do terreno) para a definição dos “Principais Pontos de Vista” apresentados  em  1961  na fase de Anteprojeto.

Este esboço ilustra bem como a modelação do terreno foi entendida como a base (o esqueleto) de todo o jardim.

Foram definidas duas áreas:

–  A  norte, a este e próximo da fachada sul do museu e do grande auditório o terreno apresenta um declive suave que permite a aproximação ao edifício assim como estabelece a continuidade entre interior e exterior.

– No limite sul e poente a modelação apresenta uma maior dramatização e rugosidade devido à presença do socalco proposto que recua ou avança salvaguardando ocorrências naturais ou culturais [i].

Esta modelação é estruturante da composição pois é partir dela que se criam as diferentes espacialidades, clareira/ mata, luz/sombra, exposição/recolhimento que compõem o jardim [ii].

[i] Perfil onde está representado a grande gaiola, com forma piramidal

[ii] Anfiteatro (Alçado Frontal)

  • Data de produção: 1962
  • Projetistas (autores principais): TELLES, Gonçalo Pereira Ribeiro
  • Fase do projeto: Do concurso ao anteprojeto
  • Identificador: PT FCG FCG:SCT-S006-DES00017

Para consultar a versão original deste documento deverá contactar os Arquivos Gulbenkian através do endereço eletrónico [email protected] e referenciar o identificador

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