- Paris, c. 1325-1350
- Marfim
- Inv. 422
Tríptico com Cenas da Vida e Morte da Virgem
Este tríptico de marfim, destinado à devoção privada, é um dos muitos produzidos nas oficinas de Paris, no século XIV. É paradigma de um tipo de objetos de fácil transporte e que servia à Igreja como meio de evangelização, numa época em que ao livro e à leitura só uma minoria tinha acesso.
As cenas do Evangelho eram contadas aos fiéis através de uma linguagem pictórica, facilmente memorizável e por isso muito pedagógica. Neste exemplar revela-se a recente devoção à Virgem Maria, no relato dos vários episódios da sua vida terrena, enquanto mãe de Jesus, e sua passagem e acesso a um plano espiritual. A leitura efetua-se por níveis, de baixo para cima, sendo as cenas dos painéis laterais de maior intimidade, introduzindo ou prolongando as cenas principais, com caracter público, que se desenrolam nos registos centrais: Adoração dos Magos/Apresentação no Templo; Dormição da Virgem e finalmente, a sua Coroação no Reino dos Céus.
O marfim apresenta ainda vestígios da decoração policroma original, fruto de uma estreita colaboração entre o escultor e o pintor.
Adquirido por Calouste Gulbenkian ao Dr. Jacob Hirsch, Londres, 26 de junho de 1925.
A. 22 cm; L. 26 cm
Koechlin 1924
Raymond Koechlin, Ivoires gothiques français, vol. 2. Paris: Picard, 1924, 219 bis.
Lisboa 1989
Museu Calouste Gulbenkian. Catálogo. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1989, pp. 108, 298, n.º 635.