• Bruxelas, meados do século XVI
  • Lã, seda e ouro
  • Inv. 2329

Tapeçaria «Vertumno e Pomona»

Composição mitológica onde se observa, sob uma pérgula, as divindades da floresta – os deuses Vertumno e Pomona – caminhando ao encontro um do outro. Em segundo plano vemos os jardins e pomares tutelados pela deusa que Vertumno quer conquistar. A guarnição é elaborada por uma barra larga, típica da produção flamenga da época, interrompida por cartelas, que apresentam ao centro uma inscrição latina. Na orla estão tecidas as marcas de Bruxelas e do tapeceiro. Os cartões são atribuíveis a Pieter Coecke van Aelst e o tema foi tomado das Metamorfoses de Ovídio.

Esta tapeçaria da série «Vertumno e Pomona» é a quinta de uma armação de nove, cujas restantes pertencem ainda às coleções do Kunsthistorisches Museum de Viena, onde o colecionador a adquiriu em 1938. A arte da tapeçaria atingiu o seu apogeu com a produção das oficinas flamengas no século XVI, nomeadamente através da produção de Bruxelas, onde os temas da mitologia greco-romana foram fonte de inspiração frequente.

 

Kaiserliche Gobelisammlung. Adquirida por Calouste Gulbenkian ao Kunsthistorisches Museum, Viena, 11 de fevereiro de 1938.

A. 425 cm; L. 500 cm

Migeon 1929

Gaston Migeon, Les Arts du Tissu. Paris: Laurens, 1929, pp. 286-287. 

Versalhes 1964

'Vienne à Versailles'. Les Grands Collections Autrichiennes au Château de Versailles, catálogo de exposição. Versalhes: Château de Versailles, 1964, p. 135. 

Lisboa 2001

Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2001, p. 113, cat. 88.

Atualização em 08 junho 2022

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