- França, Aubusson, século XVIII
- Lã e seda
- Inv. 32C
Tapeçaria «O Pescador Infeliz»
Numa composição exótica de formato retangular envolta, em cima e nos lados, por grinaldas de flores e laços, surge, sobre fundo amarelo açafrão, um pescador de traços orientais segurando uma espécie de camaroeiro em forma de saco. A figura do pequeno pescador, encimada por um panejamento, está sentada sobre uma estrutura de madeira, numa composição, policroma, fantasiosa, de troncos, folhas e flores. Junto à figura encontra-se ainda uma imponente jarra com ramagens e flores. Na parte inferior da tapeçaria, junto ao riacho, eleva-se uma enorme fonte em forma de cornucópia, repleta de folhagens e flores, que é ladeada por um animal fantástico (dragão).
Esta pequena tapeçaria, tecida a lã e seda na Manufatura de Aubusson, sobre desenhos do pintor de género, paisagista, aguarelista e gravador Jean Pillement, integra-se, com as restantes seis da mesma armação, também pertencentes à Coleção Gulbenkian, numa série de chinoiseries, tema em voga ao longo do século XVIII e tão característico da pintura decorativa deste artista. As tapeçarias desta armação tratam todas elas temas que envolvem actividades de dança, pesca e caça, em que as figuras humanas, quase sempre de traços orientais, são rodeadas por grinaldas de flores, arbustos, pagodes e animais das mais variadas espécies, como peixes, pássaros, dragões, entre outros.
Estas peças terão sido executadas sobre uma série de doze composições de «Pescadores e Caçadores», da autoria de Jean Pillement, gravada em 1771 por J. J. Avril, tendo sido adquirida na capital francesa por Calouste Gulbenkian em 1919.
Adquirida por Calouste Gulbenkian, Paris, 15 de maio de 1919.
A. 169 cm; L. 135 cm
Gordon-Smith 2000
Maria Gordon-Smith, «The Influence of Jean Pillement on French and English Decorative Arts, Part Two: Representative Fields of Influence», Artibus et historiae, n.º 41 (XXI), 2000, p. 119-163 (p. 145, il. 59).