• China, dinastia Yuan, início do século XIV
  • Porcelana revestida de vidrado azulado, «qingbai» 
  • Inv. 2372

Taça com pé

Taça de paredes duplas com quatro painéis recortados, nos quais se destacam, em relevo, personagens santas do taoísmo sob folhas de bambu, enquadradas por fino cordão de pérolas que acentua também o bordo lobulado e se repete no interior. Parcialmente translúcida, é revestida de vidrado azulado, designado sob o termo descritivo qingbai (literalmente «branco azulado») e, mais recentemente, yingqing («azul sombreado»).

A peça é proveniente de fornos de Jingdezhen que, com a introdução da pintura azul-cobalto sob o vidrado, se tornou o primeiro e mais notável centro de manufatura de porcelana da China, distinção que se mantém até aos dias de hoje.

Coleção Henry Brown Esq. Adquirida por Calouste Gulbenkian, por intermédio de M. Knoedler & Co., Ltd., na venda da Coleção Hnery Brown Esq., Sotheby's, Londres, 25 de março de 1947 (n.º 21).

A. 10 cm; Ø bordo 9,5 cm 

Jenyns 1953

Soame Jenyns, Ming Pottery and Porcelain. London: Faber and Faber, Lda. 1953, p. 23, il. 3A.

Nova Iorque 1999

Katharine Baetjer and James David Draper (eds.), 'Only the Best'. Masterpieces of the Calouste Gulbenkian Museum, Lisbon, catálogo de exposição. Nova Iorque: The Metropolitan Museum of Art, 1999, p. 28, cat. 10.

Lisboa 2001

Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2001, p. 74, cat. 52.

Atualização em 21 junho 2022

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