Galeria
Esta secretária foi executada para os aposentos da condessa da Provença, cunhada de Luís XVI, em Versalhes. Trata-se de um móvel mecânico, uma das inovações desta época, em que a funcionalidade e a versatilidade demonstram a busca de conforto e a sofisticação desta sociedade.
Riesener foi um dos mais famosos ebanistas da sua época, trabalhou para a família real e também para toda uma elite do mais alto estrato social. A sua produção foi sempre marcada pela perfeição das estruturas, precisão dos encaixes, extremo cuidado nos detalhes e uma impecável técnica de marchetaria aliados a um enorme sentido artístico.
Esta peça, ainda de linhas Luís XV, mas apresentando já elementos decorativos ao gosto de Luís XVI, constitui uma obra ímpar tanto pela elegância da forma como pelo magnífico trabalho de marchetaria, em que a combinação dos diversos tipos de madeira dá a ilusão de uma verdadeira pintura.
Informação técnica
- Autor(es)
- Jean-Henry Riesener (1734 – 1806), Ebanista
- Título
- Secretária de cilindro
- Origem
- Paris
- Data
- 1773
- Materiais
- Madeira de carvalho; Madeira de sicómero; Madeira de amaranto; Madeira de ébano; Madeira de limoeiro; Madeira exótica; Bronze; Veludo
- Dimensões
- Altura 127,00 cm; Largura 150,00 cm; Profundidade 64,00 cm
- N.º de inventário
- 2082
Proveniência
Incorporação
- Tipo
- Aquisição
- Local
- Frankfurt
- Proveniência
- Coleção Rodolfo Goldschmidt-Rothschild
- Intermediário
- Madame Petrocochino
- Data
- Setembro de 1931