- França, c. 1899-1901
- Ouro, opala e esmalte
- Inv. 1151
Placa de gargantilha «Águias entre pinheiros»
Uma vez mais, o artista escolheu temas da natureza, do reino animal e vegetal, para a composição desta placa de gargantilha onde o elemento mais espetacular contudo reside na enorme opala cabochon de formato quadrangular, ao centro da joia.
Executada em ouro vazado e cinzelado, esmaltado uma vez mais em tons de verde, uma das cores favoritas do artista, de modo a figurar um emaranhado de troncos de pinheiros com as agulhas em ouro esmaltado a verde e as pinhas em ouro cinzelado, esta placa retangular como que esconde as figuras terríveis de duas águias afrontadas, de bicos encurvados, esmaltados a azul-escuro, o que lhes confere um caráter misterioso e ao mesmo tempo sinistro, como é próprio das aves de rapina. Estas aves, associáveis à escuridão da noite, são também da preferência do artista que as utiliza como modelo nos mais variados suportes.
A rematar lateralmente a placa encaixes em ouro que se destinavam a suportar as fieiras de pérolas que poderiam completar a peça. Notável é, uma vez mais, o cuidado do artista no acabamento dado ao reverso da peça onde se vê os elementos vegetalistas cuidadosamente executados em ouro vazado e cinzelado de recorte perfeito.
Adquirida por Calouste Gulbenkian a René Lalique, julho de 1901.
A. 5,3 cm; L. 10,6 cm
Barten 1977
Sigrid Barten, René Lalique. Schmuck und Objets d’art, 1890-1910. Munique: Prestel-Verlag, 1977, pp. 230-231, n.º 282.
Ferreira 1997
Maria Teresa Gomes Ferreira, Lalique. Jóias. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1997, pp. 126-127, cat. 18.
Nova Iorque 1999
Katharine Baetjer e James David Draper (eds.), «Only the Best». Masterpieces of the Calouste Gulbenkian Museum, Lisbon, catálogo de exposição. Nova Iorque: The Metropolitan Museum of Art, 1999, pp. 154-155, cat. 75.