- França, c. 1900-1902
- Ouro, esmalte, marfim, diamantes e safiras
- Inv. 1191
- Assinado: LALIQUE
Pendente «Rosto feminino»
A figura feminina, assim como a natureza através das mais variadas formas da fauna e da flora, foram temas recorrentes na obra de René Lalique, tanto na sua primeira fase de joalheiro, até cerca do final da primeira década do século XX, como posteriormente, quando passou a dedicar-se integralmente a trabalhar o vidro.
Neste pendente, um rosto feminino de olhos cerrados esculpido em marfim emerge do centro de uma composição de ramos e folhas em ouro esmaltado a azul esverdeado. Os ramos que constituem a cabeleira da figura estão cravejados de diamantes e o rosto é encimado por uma safira que brota da boca escancarada de uma quimera.
Esta dicotomia belo-horrível encontra-se, uma vez mais, associada à representação da mulher que, neste caso, alguns relacionam com um hipotético retrato de Sarah Bernhardt. Na parte inferior do pendente, ao centro, veem-se duas outras safiras. O fio, típico da obra de Lalique, é constituído por pequenas barras em ouro esmaltado ligadas por argolas do mesmo metal.
Adquirida por Calouste Gulbenkian a René Lalique, 1903.
A. 7,2 cm; L. 6,2 cm
Ferreira 1999
Maria Teresa Gomes Ferreira, Lalique. Jóias. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1999, pp. 186-187, cat. 45.