- Pérsia, Caxã, finais do século XIII, início do século XIV
- Cerâmica moldada, decoração de «reflexo metálico»
- Inv. 1567
Nicho de oração
Esta placa de faiança moldada, com decoração de reflexos metálicos, foi produzida em Caxã, cidade persa famosa, neste período, pela produção de azulejos. A composição decorativa é centrada por um nicho de oração, mihrab, de onde pende uma lâmpada, símbolo da iluminação divina no Islão.
Outros elementos importantes inscritos nesta placa são as citações de versículos do Alcorão, realçadas a azul. O texto da moldura exterior (Sura 110), indica que esta peça foi feita para um túmulo, provavelmente para Maomé Uljaitu, um mongol convertido ao islamismo. No interior do arco, o texto do Alcorão (Sura 41: 30), refere-se à promessa do Paraíso.
A função principal destas placas com nichos de oração, que revestiam as paredes de edifícios religiosos, era, de acordo com o ritual muçulmano, orientar os fiéis na direção de Meca, durante as orações.
Coleção Spitzer; Coleção Michel Manzi. Adquirida por Calouste Gulbenkian, pot intermédio de Stora, na venda da Coleção Manzi, Paris, março de 1919 (lote 182).
A. 63 cm; L. 47 cm
Goffen 1995
Rona Goffen (ed.), Museums Discovered. The Calouste Gulbenkian Museum. Fort Lauderdale, Florida: Woodbine Books, 1995, pp. 164-165.
Lisboa 2001
Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian , 2001, p. 33, cat. 16.