- Taras, c. 342-33 a. C.
- Ouro
- Inv. N29
Moeda grega
Cunhada pela cidade de Taras, esta moeda apresenta no anverso a cabeça da deusa Perséfone (ou Hera), usando stephane decorado e véu transparente na parte posterior, exibindo ainda brinco e colar. O reverso é particularmente interessante. A figura infantil do herói local, de que a cidade derivou o nome, de pé, apoiado na ponta dos pés, estende os braços para o pai, Poséidon, deus dos mares. Este último, sentado em trono sem espaldar, segura, na mão esquerda, o seu tridente, cujo extremo superior não é visível.
A composição, de singular qualidade plástica, alude ao apelo que Tarento dirigiu a Esparta para que esta cidade, pátria dos colonos fundadores de Tarento, a socorresse militarmente contra a pressão exercida pelas populações italiotas. É esta conjuntura que explica a excecional emissão de moeda de ouro. A natureza da mensagem tipológica referida constitui também uma singularidade desta moeda.
Adquirida por Calouste Gulbenkian a Münzen und Medaillen, A. G., 1947.
Ø 20 mm (aprox.)
Robinson 1971
E.S.G. Robinson, A Catalogue of the Calouste Gulbenkian Collection of Greek Coins. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1991, vol. I, p. 28 (text), vol. II, pl. III.
Hipólito 1996
Mário C. Hipólito, Moedas Gregas Antigas. Ouro. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1996, pp. 50, 100-101.